TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Burocracia

Por:   •  10/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 13

TEORIA DA BUROCRACIA

Clara Rafaela Padilha

Diana Cristina Gonçalves

Janislene Defrein Fortunato

Leonardo Silas dos Santos

Nauana Caroline Alexi Worell

Osvaldo Philippus Júnior

Professora Sabrina das Neves Arins Campos

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI 

Tecnólogo em Gestão Comercial (GCO 0163) – Seminário Interdisciplinar I 

08/12/2016 

RESUMO

O propósito desse trabalho foi pesquisar a importância da Teoria da Burocracia com ênfase no princípio da Regulamentação, Normatização e Hierarquia e mostrar como que esses princípios são utilizados atualmente dentro das organizações. Tendo em vista avaliar os diversos conceitos sobre essa teoria, percebesse que apesar de ter sido apresentada por volta de 1940 por Max Weber, a mesma pode ser utilizada nas empresas de uma forma contextualizada, principalmente em empresas de produção. Para a realização deste trabalho, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema Teoria da Burocracia. Através destas informações as pessoas e as organizações que se interessarem em conhecer sobre o tema terão uma base para aprofundar os conhecimentos e futuramente aplicar de maneira correta tais princípios dentro das organizações.

Palavras – Chave: Hierarquia, Regulamentação e Normatização.

1. INTRODUÇÃO

Origem da Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração por volta dos anos 40, principalmente em função dos seguintes aspectos: A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais. A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas. O crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionais bem mais definidos e eficientes.

2. TEORIA DA BUROCRACIA

A burocracia é baseada em caráter legal das normas, caráter formal das comunicações, divisão do trabalho, impessoalidade no relacionamento, hierarquização da autoridade, rotinas e procedimentos, competência técnica e mérito, especialização da administração, profissionalização e previsibilidade do funcionamento.

Ao estudar as consequências previstas (ou desejadas) da burocracia que a conduzem à máxima eficiência, Merton notou a presença de consequências imprevistas (ou indesejadas) e que a levam a ineficiência e às imperfeições. A essas consequências imprevistas, Merton deu o nome de disfunções da burocracia, para designar as anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos no assunto. CHIAVENATO (2002, p.21).

3. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

3.1 CARÁTER LEGAL DAS NORMAS E REGULAMENTOS

Chiavenato (2004,p213), afirma que a Burocracia é uma organização ligada a normas e regulamentos, e que são necessários para a convivência em uma comunidade, e com objetivo claro o que espera de cada um e de todos, a compreensão para que as metas seja alcançadas.

Segundo Weber, a burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos, baseada em uma legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar.

  • Possibilitam a padronização dentro da empresa.
  • Normas e regulamentos são escritos.
  • Conferem as pessoas investidas da autoridade, um poder de coação sobre os subordinados.
  • Estrutura social legalmente organizada.

Quando uma organização é ligada através de normas e regulamentos estabelecidos por escrito, onde define como a organização deve funcionar. Possibilitam a padronização dentro de uma empresa. Procuram cobrir todas as áreas organizadas.

Ex: Normas internas;

Horário de funcionamento de uma organização;

Atividades realizadas dentro do interior da organização.

3.2 CARÁTER FORMAL DAS COMUNICAÇÕES

De acordo com Chiavenato (2004,p213) as regras são formalmente por escritas, são feitas para facilitar as comunicações e o preenchimento de sua formalização.

É uma organização por comunicações escritas, ou seja, todas as regras e procedimentos são formalizados por escritos, para proporcionar a comprovação e documentação adequada e as comunicações são feitas repetitivas e constantemente.

Nas organizações, essas comunicações podem ser catalogadas, registradas e formalizadas por escrito de forma que chegue aos envolvidos para que todos tenham acesso.

3.3 CARÁTER RACIONAL E DIVISÃO DO TRABALHO.

Na visão de Chiavenato (2004p214) a divisão sistemática e racional do trabalho, cada colaborador deve saber bem claro qual a sua tarefa, seu cargo, seus direitos e deveres.

Para Weber, a burocracia é uma organização caracterizada, por uma sistemática divisão do trabalho. Esta divisão do trabalho visa a atender objetivos a serem atingidos, ou seja, eficiência das organizações através de:

  • Divisão do trabalho, do direito e do poder.
  • Estabelecimento das funções de cada participante.
  • Cada colaborador tem seu cargo específico, suas funções específicas e sua área de competência e responsabilidade.

Vemos isso em algumas organizações como plano de carreira, com o objetivo de proporcionar aos colaboradores o crescimento profissional e determinar quem executará as funções variadas para que o objetivo final aconteça.

3.4 IMPESSOALIDADE NAS RELAÇÕES

Para Chiavenato (2004,p214),a impessoalidade são considerados de acordo com cargo e função, ou seja, as pessoas vão e vem e os cargos e funções continuam os mesmo não mudam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com