TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Burocracia

Por:   •  12/5/2020  •  Artigo  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

Para a abordagem burocrática, as organizações devem funcionar independentemente das pessoas. Ou seja, mesmo que os dirigentes e funcionários sejam substituídos, é preciso garantir sua continuidade e o cumprimento de sua função social. Assim, a ênfase deve recair sobre os cargos, e não sobre as pessoas que os ocupam. A teoria da burocracia tem suas características bem definidas: a formalização e

padronização, que levam aos funcionários a tomarem sempre as mesmas decisões diante das mesmas situações, a divisão do trabalho, onde cada pessoa vai ter um cargo com atribuições e responsabilidades bem definidas, a hierarquia, onde os cargos inferiores são controlados e subordinados aos superiores, a impessoalidade, onde todos são tratados da mesma forma seguindo direitos e deveres igualmente atribuídos a todos, de acordo com seus cargos e profissionalização por competência técnica, onde o crescimento dentro da empresa é baseado no mérito, nas competências técnicas e na qualificação das pessoas.

O somatório de todas essas características da administração burocrática, leva a uma rigidez que faz com o que o funcionário apenas siga regras e não tenha liberdade para pensar e ser criativo e tomar diferentes decisões em algumas situações, a diminuição da criatividade e, por fim, a instituição de uma rotina que resiste a mudanças, onde as pessoas fazem sempre as mesmas coisas e isso inibe o aparecimento de inovações. Acaba que o objetivo se torna seguir as regras à risca e o foco deixa de ser o resultado. Como as decisões recaem sobre a chefia, os funcionários ficam sem iniciativa e a criação de relações interpessoais fracas já que a ênfase das reações recai sobre o cargo que cada um ocupa. Esse modelo leva as pessoas a agirem e trabalharem como maquinas, onde cada um é uma engrenagem em um mecanismo, eles seguem regras, funções pré-determinadas e se um dia alguma engrenagem quebrar, basta substituir por uma nova, que vai executar a mesma função. Essa rigidez, inflexibilidade e impessoalidade são características negativas dessa teoria administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (25.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com