TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista

Por:   •  29/1/2016  •  Ensaio  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  6.852 Visualizações

Página 1 de 2

A Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista apresentam foco na estrutura da empresa mas apesar dessa semelhança, essas duas estruturas apresentam uma série de diferenças.

Na Teoria Burocrática as funções e procedimentos são regidas por normas e oficializações com um alto grau de rigidez. Na Teoria Estruturalista, por outro lado, é muito menos rígido e pode se modificar em razão das interações com o meio, para essa teoria o a ênfase das análises deve ser a estrutura da organização, que é considerada, para essa teoria, como um sistema social.

Outra diferença que pode ser encontrada quando comparamos essa duas teorias são como lidam com os objetivos. Na Teoria Burocrática o grande volume de regras, que visam aumentar a eficiência, tiram do homem o julgamento e a emoção. Na Teoria Estruturalista a organização é encarada como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais.

Outro ponto de divergência entre a Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista é a maneira como cada uma dessas teorias lida com a relação entre os objetivos da organização e o indivíduo. Pode-se observar que na Teoria Burocrática a atenção do homem deve estar voltada completamente para os objetivos da organização. A Teoria Estruturalista procura absorver dos conflitos oportunidades de crescimento e inovação. Em algumas organizações, como prisões e empresas comerciais, o estudo do conflito se torna particularmente interessante de ser utilizado.

A Teoria estruturalista vai além das organizações comerciais, com fins lucrativos. São observados hospitais, escolas, igrejas, penitenciárias, sindicatos, etc... pesquisadores como Etzioni, Thompson, Blau e Scott observaram organizações que até então não haviam sido estudadas.

Pode-se concluir a partir das informações do texto que a Teoria Burocrática tem como características a sociologia das normas e do racional, enquanto a Teoria estruturalista não desconsidera a informalidade que existe nessas interações, observando principalmente as interações que ocorrem nessas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com