TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apreciação Critica da Teoria Burocrática e Estruturalista

Por:   •  23/5/2016  •  Resenha  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  11.229 Visualizações

Página 1 de 3

Apreciação critica da teoria da burocracia

1- O excessivo racionalismo da burocracia

A organização burocrática é super-racionalizada e não leva em conta a natureza organizacional e as condições do ambiente externo.

Na visão da burocracia, as organizações são vistas como arranjos conscientes, racionais, dos meios para fins particulares, caracterizando uma visão “instrumental” das organizações.

2- Mecanicismo e as limitações da “Teoria da Máquina”

O modelo burocrático de Weber, da mesma forma que a Administração Científica de Taylor e a Teoria Clássica de Fayol, possuem as estruturas internas das organizações focalizadas muito mais em um sistema fechado do que um sistema aberto.

O modelo weberiano é altamente mecanicista tendo muito em comum com as ideias de Taylor e Fayol.

3- Conservantismo da burocracia

A burocracia revela-se como um processo essencialmente conservador e contrário à inovação. O burocrata é um indivíduo apegado a regras, limitado e sem opinião própria.

Apesar de ter representado uma resposta adequada às condições do século XIX, a burocracia tem se mostrado vulnerável às condições contemporâneas do mundo atual.

O modelo burocrático, segundo Kast e Rosenzweig, funcionaria como um ponto de partida na modernidade, mas reconhecendo as suas limitações e conseqüências disfuncionais.

4- Abordagem de sistema fechado

A teoria da burocracia utiliza a lógica do sistema fechado que busca a certeza, incorporando apenas variáveis diretamente associadas ao empreendimento e sujeitando-as a uma rede de controle monolítica, ou seja, não leva em conta o contexto externo onde a organização está inserida, as mudanças ambientais e as suas repercussões no comportamento da organização.

5- Abordagem descritiva e explicativa

Ao invés de estabelecer como o administrador deverá lidar com as organizações, o modelo burocrático se preocupa em descrever, analisar e explicar as organizações. Devido a isso, cabe ao administrador escolher a maneira mais apropriada de lidar com as organizações, levando em conta sua natureza, as tarefas, os participantes, os problemas, a situação etc.

A teoria burocrática proporciona um conhecimento profundo sobre o objeto de estudo e uma ampla flexibilidade e versatilidade na solução dos problemas, sem se preocupar com prescrições ou normas pré-fabricadas, visando uma aplicação universal.

6- Críticas multivariadas à burocracia

a) Weber não incluiu a organização informal no seu tipo ideal de burocracia. As pessoas são vistas como maquinas, já quem seguem regras e procedimentos de maneira mecânica e não como indivíduos sociais interagindo dentro de relacionamentos sociais.

b) As distinções de Weber entre os tipos de autoridade são exageradas, já que existem tipos mistos de autoridade, como lembra Etzioni.

c) O conflito interno na organização é considerado indesejável. A imagem da organização como um todo integrado presume a inexistência de conflitos.

Apreciação critica da teoria estruturalista

1. Convergência de várias abordagens:

Tenta integrar a teoria Clássica, a teoria das Relações Humanas e teoria da Burocracia, e ampliar seus conceitos.

2. Ampliação da abordagem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com