TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA BUROCRACIA E ESTRUTURALISTA

Por:   •  2/6/2018  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA

TEORIA DA BUROCRACIA E ESTRUTURALISTA

As questões do exercício foram desenvolvidas com o objetivo de promover o estudo dirigido baseado no CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: edição compacta. 9ª ed. Barueri, SP: Manole, 2014. Especificamente no capítulo 11. Modelo burocrático de organização e 12. Teoria estruturalista da administração.

ESTUDO DIRIGIDO

Questão 1. Quais as características e dimensões da burocracia segundo Max Weber? Explique brevemente cada uma delas.

Questão 2. Quais as vantagens da burocracia segundo Max Weber? Explique brevemente cada uma delas.

Questão 3. Apresente as principais críticas da teoria da burocracia.

Questão 4. Para estudar as organizações, os estruturalistas utilizam uma análise organizacional mais ampla do que a de qualquer teoria anterior, pois pretendem conciliar a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, baseando-se também na Teoria da Burocracia. Assim, a análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita com base em uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia. Explique o que envolve essa abordagem múltipla.

Questão 5. As organizações podem ter, simultânea e legitimamente, dois ou mais objetivos. Algumas acrescentam novos objetivos aos originais. No campo acadêmico, por exemplo, existem organizações que combinam ensino e pesquisa. Alguns hospitais funcionam também como centros de preparação para médicos ou como centros de pesquisas. Explique as funções dos objetivos organizacionais.

Questão 6. A estratégia organizacional é a maneira deliberada de fazer manobras no sentido de administrar suas trocas e relações com os diversos interesses afetados por suas ações. Explique os tipos de estratégias segundo os estruturalistas. 

Questão 7. Os estruturalistas discordam de que haja harmonia de interesses entre patrões e empregados (como afirmava a Teoria Clássica) ou de que essa harmonia deva ser preservada pela Administração por meio de uma atitude compreensiva e terapêutica (como afirmava a Teoria das Relações Humanas), com isso, surgem conflitos. Sobre os conflitos, descreva qual a sua importância para a organização.

Questão 8. Apresente as principais críticas da teoria estruturalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (79.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com