TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria das Organizações

Por:   •  31/10/2019  •  Exam  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Este trabalho procura apresentar um relatório da análise dos processos organizacionais de uma empresa do ramo comercial, por meio de uma visita ao estabelecimento, foram extraídas informações dos tipos de teorias organizacionais utilizada. Serão abordadas as semelhanças e as diferenças entre a empresa visitada e a empresa Burger King, e apresentação do conhecimento adquirido.

INTRODUÇÃO

A empresa visitada foi o Comercial Nilmara LTDA - EPP, é uma empresa de médio porte, que atua na área comercial, é distribuidora e está no mercado a mais de quatorze anos.

Empresa reconhecida pelo bom atendimento, e ótima gestão de pessoas, composta por funcionários qualificados e de grande eficiência e eficácia no seus processos organizacionais, contam com produtos de boa qualidade e promove a satisfação tanto de seus cliente quanto de sus colaboradores.

ESTUDO DE CASO

Em meio as transformações ocorridas no meio organizacional, fica evidente a necessidade de se ter um bom líder para que haja melhor desenvolvimento nas atividades executadas na organização.

Ao analisar os processos da empresa Comercial Nilmara, pude perceber a presença de algumas teorias administrativas como: a teoria burocrática, a teoria da contingência, e um pouco da teoria sistêmica. A teoria que primeiro foi identificada foi a burocrática, foi visto que existe um sistema hierárquico dentro da organização, onde os seus colaboradores trabalham sobre supervisão de algum líder de cada setor, a política e regras da empresa tem que ser seguida, cada funcionário tem uma função especializada, o que vem gerando mais eficiência na execução dos processos. Sabendo que a teoria burocrática também traz diversas desvantagens, os administradores do Comercial Nilmara utiliza uma forma burocrática contemporânea, onde valorizam a organização, a padronização, a igualdade de valores e recompensas por cargos de semelhanças. Assim a remuneração dos seus colaboradores seguem padrões por cada setor. Existem políticas motivacionais que trazem um comportamento positivo dos seus funcionários, os gestores utilizam um sistema de recompensas, quando um funcionário produz mais do que a sua meta diária ele recebe uma recompensa por aquilo, por exemplo, quando o funcionário faz horas extras, ele pode trocar por descanso remunerado ou por valor em real, isso faz com que as horas trabalhadas a mais não fadigue os funcionários, e mostra uma burocracia justa e benéfica.

Outra teoria identificada pelas suas características foi a teoria da contingência, para adequar o modelo mais correto de administração, são realizadas pesquisas no ambiente externo da empresa, buscam utilizar a tecnologia e seus recursos, inovando e mudando o seu ambiente interno de acordo com o ambiente externo.

Estratégias como o benchmarking, são utilizadas constantemente, adquirem informações em outros estabelecimento visando a inovação, as técnicas aprendidas através do benchmarking, são adaptadas para serem aplicadas dentro da organização da forma mais adequada possível. Existe uma preocupação e um cuidado com os produtos comercializados pela empresa, os seus gestores acostumam vender marcas que possuem um bom reconhecimento no mercado, sempre cuidando da conservação e da qualidade de cada produto.

O ambiente externo da empresa tem uma grande influência no funcionamento da mesma, na medida em que os clientes mudam os seus desejos, a empresa tem que estar preparada para suprir essas novas necessidades, e é isso que os gestores do Comercial Nilmara sempre buscam juntamente com os seus colaboradores.

No que tange a teoria sistêmica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com