TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria das Organizações

Por:   •  3/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Com base no texto, “Teoria das Relações Humanas e Economia Solidária: o caso do Projeto Esperança/Cooesperança” (ROSSÉS, Gustavo Fontinelli et al. Teoria das Relações Humanas e Economia Solidária: o caso do Projeto Esperança/Cooesperança. VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia-VII SEGeT, 2010.), respondam:

1) Explique as seguintes características da escola das relações humanas e discuta de que forma elas se mostram presentes na cooperativa:

a. A ênfase nos grupos informais:

Segundo a escola das relações humanas, os grupos informais são os grupos formados pelos trabalhadores mas que não tem relação direta com o organograma, mas que são formados a partir da afinidade e amizade dos funcionários levando em conta assuntos não necessariamente relacionados ao trabalho, gostos pessoais, hábitos semelhantes etc. Os grupos informais juntamente de outros fatores, dão significado às vidas profissionais dos trabalhadores.

Na cooperativa sempre acontece encontros de confraternização de grupos de funcionários que têm afinidade maior, por exemplo jantares com colegas de outros setores.

b. A importância da integração social para produtividade:

Nota-se que a integração social é um dos fatores que contribuem com o aumento da produção de uma determinada equipe, somado as recompensas, o apoio existente como equipe dentro de um grupo. Tudo isso é fundamental para que haja uma motivação por parte do funcionário em exercer aquela função, o reconhecimento pelo que ele representa naquela equipe.

A cooperativa em questão deixa bem claro que a dinâmica grupal e interpessoal é um fator considerado por eles com o intuito de alcançar melhores resultados. Proporcionando um trabalho mais leve entre o grupo, e também fazendo com que cada um se sinta importante.

c. O aumento da participação nas tomadas de decisão:

O aumento da participação nas tomadas de decisão dentro das empresas tem se tornado algo muito importante e necessário para que haja uma gestão eficiente. No caso da cooperativa, ocorre uma autogestão onde os próprios associados são responsáveis pelas tomadas de decisão. Devido a gestão democrática, sempre são convocadas assembléias para discutir qual rumo será tomado e todos os associados tem sua importância dentro do processo.

d. A ideia do homo socialis

A ideia do homo socialis propõe que o comportamento humano não pode ser reduzido a algo mecânico. Existem diferenças individuais, mas todos necessitam de segurança, aprovação social, prestígio e auto-realização; essa teoria põe valor no não-material. O texto menciona que alguns coordenadores da cooperativa concordam com a ideia do homo socialis, pois na cooperativa lhes é oferecido viagens, formações ou outros eventos que destacam a importância do cooperado para a organização. Apesar disso, é destacado que ainda ocorrem casos onde os cooperados dão maior valor ao material.

2) De que forma essas características podem afetar os trabalhadores? Identifique exemplos no caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com