TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria das Organizações

Por:   •  30/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ELIDIANE VIEIRA BRASIL

CONTABILIDADE GERAL

Rio de Janeiro

2022

Conforme o solicitado nesse enunciado, visitei uma empresa muito conhecida no mercado, para fazer minha avaliação, o mcdonald’s. Vou começar com uma breve apresentação sobre a empresa. 

A primeira loja a levar o nome de McDonald’s foi inaugurada em 15 de maio de 1940, na Rota 66 em San Bernardino, Califórnia, no Brasil a primeira loja foi inaugurada em Copacabana em 1979. 

Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria operada por Richard e Maurice McDonald. Em 1948, eles reorganizaram seus negócios como uma hamburgueria que usava os princípios de uma linha de produção. O empresário Ray Kroc ingressou na empresa como franqueando em 1955.

De cara já constatei a administração estruturalista, que une a burocráticas, clássica e das relações humanas, pela forma da empresa trabalhar.

O mc donalds é uma empresa que presa o treinamento para seus colaboradores, assim que um colaborador é contratado, o mesmo participa de uma aula de orientação aonde lhes é apresentado ás normas de conduta da empresa. Depois dessa aula de orientação o mesmo recebe um treinamento, acompanhado por um instrutor (um cargo maior que o de atendente), esse instrutor apresenta todas as áreas (cozinha, caixa, apoio etc.), da empresa (o funcionários trabalham de forma rotativa, ou seja, passa por todas as áreas existentes dentro da empresa para o cargo de atendente), ele é responsável pelo treinamento dos colaboradores em todas essas áreas, os colaboradores recebem uma LV de cada área, um documento de treinamento que contém todas as informações que ele precisa saber sobre aquela área e as informações de como deve ser feita a função, por exemplo, a LV da cozinha consta como ele deve tostar o pão na tostadeira de pão, e a gramatura dos condimentos em cada sanduiche. Passado desse estudo o colaborador, ao final de cada um desses treinamentos, faz uma espécie de teste, em site por nome de mc land, um site criado apenas para quem é colaborador do mc donald’s, dependendo da nota que o colaborador  tirar, o mesmo ganha mc pontos, que podem ser trocado por produtos que são disponibilizados no próprio site da mc land, que inclusive tem de tudo, desde chapinha para cabelos, á capacete para moto.

A empresa também conta com um sistema de higienização muito rígida. A empresa não utiliza de luvas, por acreditar ter um risco muito maior de contaminação cruzada, então a mesma trabalha com o sistema de lavagem de mão, por toda a cozinha tem pequenos aparelhos que emitem sons sonoros de 20 á 20min, aonde os colaboradores devem para o que estão fazendo e lavar e sanitizar as mãos durante 20 segundos.

Na parte motivacional da empresa existem alguns fatores interessantes, um deles é o destaque do mês, o colaborador que não faltar e nem chegar atrasado (depois dos 30min.), tem o direito de participar do destaque do mês. Todos os participantes que passam pelos requesitos têm direito a participar de uma votação entre os seus colegas de trabalho, o vencedor desta votação, além de ter sua foto em destaque na entrada da empresa, ganha mc pontos na mc land (que pode ser trocado por produtos), um bônus de R$200, reais no salário, e ainda ganhar o dia da família, aonde o colaborador  leva sua família para conhecer o seu trabalho e almoça com ele no restaurante, custeado pela empresa. Podemos ver que nessa ação, a empresa induz ao colaborador a não faltar e nem chegar atrasado, uma ação que beneficia empresa versos colaborador, levando em conta, que uma vez que o colaborador falta, desfalca um plantão (vamos falar mais a seguir), prejudicando o das atividades no dia, e por outro lado, se o colaborador falta, além de levar sanção, o valor do dia e descontado e o mesmo ainda perde seu DSR (descanso semanal remunerado). O Mc donal’s oferece um plano de carreira bem extensa aos seus colaboradores, a empresa prioriza desenvolver um colaborador de dentro da empresa para ocupar novos cargos, do que contratar um colaborador de fora. A empresa fornecesse todo o treinamento necessário para esse colaborador.

A empresa conta com uma hierarquia que vai de atendente a gerente de restaurante, cada um é responsável por sua área (setor), os atendentes recebem ordens do gerente de plantão que é responsável por delegar tarefas aos atendentes, e é responsável pela estocagem e organização do seu plantão. Os gerentes de plantão por sua vez recebem ordens do gerente de restaurante, que é responsável por todo restaurante, na verdade, ele é o poder maior, o que responde pelo restaurante. Temos também o gerente administrativo, que além da parte administrativa, cuida também da parte financeira da empresa, o anfitrião que é responsável pelo marketing daquela unidade, e por fim, temos técnico de manutenção, que é responsável pela manutenção daquela unidade. Na empresa quanto maior o cargo maior o salário.

Existe também um consultor que geralmente é responsável por um grupo de restaurantes do mc donalds, que passar de loja em loja, para ver se as normas e condutas da empresa estão funcionando corretamente. De tempos e tempos (não tem uma data estipulada), o presidente e o vice-presidente da rede visitam os restaurantes para ver como está andando o funcionamento de cada loja e selecionam alguns funcionários para fazer algumas perguntas sobre a atual gestão, inclusive, na mc land tem uma área para pesquisa de satisfação dos funcionários, aonde além de responder uma pesquisa os mesmo podem dar uma opinião sobre melhorias anonimamente. Vejo que com essa ação o funcionário pode se expressar á respeito de como se sente perante a empresa, os pontos negativos, e o que pode ser feito para a melhoria da mesma, sem que seus superiores intervenham.

A empresa também conta com pesquisa de satisfação com o cliente, onde a empresa procura saber o nível de satisfação do cliente com atendimento e qualidade do serviço e produto oferecidos, e o que a empresa pode fazer para melhorar nesses quesitos.

A empresa conta com o sistema de recolhimento de ponto. Dentro da empresa existe um relógio de ponto, conhecido como mc ponto, aonde os colaboradores devem inserir sua digital quatro vezes por dia, na entrada, hora do breack (almoço), retorno do breack, e na hora da saída, através destas informações colhidas diariamente e que se pode obter um relatório mensal para realizar o somatório de horas para a realização dos pagamentos de cada colaborador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com