TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Topografia E Geoprocessamento Aplicação Na Prática De Arquitetura E Urbanismo

Por:   •  3/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 2

Topografia e Geoprocessamento

Aplicação na prática de arquitetura e urbanismo.

Maurilio Torres Rangel de Oliveira

01240106

Arquitetura e urbanismo

O geoprocessamento desempenha um papel crucial no campo da arquitetura e urbanismo, proporcionando uma abordagem mais eficiente e informada para o planejamento, design e gestão de áreas urbanas. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o geoprocessamento pode ser benéfico nesses contextos, como o zoneamento urbano, onde visa proporcionar análises de dados para definir as zonas urbanas, levando em consideração a densidade populacional e restrições que podem ser encontradas. Um dos objetivos é auxiliar na tomada de decisões a longo prazo e analisar riscos ambientais do solo para evitar problemas futuros.

A ferramenta QGIS permite que as pessoas verifiquem facilmente a hidrografia da cidade ou local onde será projetado, possibilitando saber se está próximo a uma nascente ou rio. O programa proporciona dados precisos para auxiliar arquitetos e urbanistas no desenvolvimento de projetos, incluindo curvas de níveis e topografia. Além disso, o geoprocessamento auxilia no acompanhamento das infraestruturas urbanas, como redes de esgoto, água e energia, facilitando o planejamento de manutenções e controle do tráfego, com o objetivo de otimizar o fluxo, identificando pontos de congestionamento nos centros urbanos e procurando reduzir os impactos negativos, buscando soluções para uma melhor mobilidade urbana.

A integração eficaz de tecnologias de geoprocessamento no campo da arquitetura e urbanismo promove um desenvolvimento mais sustentável, eficiente e orientado por dados. Isso resulta em cidades mais habitáveis e resilientes, atendendo às necessidades presentes e futuras da sociedade.  

Resultado do QGIS

Ribeirão Preto-SP

[pic 1]

[pic 2]

Referências bibliográficas

https://mappa.ag/blog/geoprocessamento-o-que-e-27-aplicacoes/#:~:text=O%20geoprocessamento%20%C3%A9%20um%20conceito,de%20uma%20%C3%A1rea%20de%20interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (235 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com