TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trajetória Histórica e Legislação no Brasil

Por:   •  9/9/2018  •  Monografia  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Trajetória histórica e legislação no brasil.

Podemos perceber que ela foi marcada por alguns avanços e retrocessos,  É uma modalidade de ensino que tem como finalidade a inclusão a inclusão social que por motivos diversos não concluíram seus estudos no tempo regular. Também contempla a seguinte questão será que o governo e a historia da educação da Brasil nos permite enxergar que o objetivos eram promover esse tipo de educação no nosso pais. Pois infelizmente vimos que a base do currículo nacional foi ignorada pela base nova como curricular “praticamente” ele foi ignorado. Então se o problio governo joga a  responsabilidade para o município e o dos estado, mais não é motivo para excluir .

Processo de aculturação,   NO Brasil se iniciou no período noturno  essa modalidade ( Reforma Leôncio de Campos de 1879). No final do império, mesmo com essa iniciativa ele termina mesmo assim com 85% de analfabetismos.

Constituição  de 1824- previa a instrução primária e gratuita a todas os cidadãos, isso inclui jovens e adulto  que não sabem ler e escrever.

Década de 1940- Paulo Freire a importância dele para a educação brasileira sabemos que ele teve muita importância, ele também contribui para educação de jovens e adultos.

Na década de 1950/1960 nesse período o maior destaque  foi o trabalhadores principalmente da industria pois ele precisava de trabalhadores que podem ler e escrever pelo menos o básico. Então por esse motivo da escola tinha como foco ensinar os aluno a lerem e escrever,  mesmo assim a escola não estava preparada para tamanho demanda, pois tinha muito alunos que voltaram para sala de aula que não  sabiam ler e nem escrever .

(1946-1958 Supletivo)  ( 1958-1964 Paulo Freire)   (1964-1985 Mobral) (1985-Atual LDB 9394/96)

Na década de 1990 ouve algumas mudanças na educação incluindo o EJA, Era  se educação para todos.  Em 1995 Diminui os recursos. Criação do FUNDEF ( Que não inclui o EJA nos destino dos recursos)  fundo que era destinado para salário de professores e demais investimento na escolas, porem não inclui a educação jovens e adulto,   quando chega o FUNDEB EM 2006 passa se a incluir a Eja no destino dos recursos, porem com percentual  menos.  Infelizmente podemos perceber que o  nosso governo não se importa muito com essa modalidade em nosso pais. Criam leis que os favorece próprios depois tiram deixando uma grande desigualdade em nossa sociedade.  

Principais ações  Governamentais destinadas a EJA no período de 1980 a 2005

Poder público Federal, Estadual e municipal- Supletivo; recursos para formação docente; Campanhas de alfabetização de adulto: convênios com entidades sócias e movimentos populares.

Sociedade Civil e movimento Populares- Praticas baseadas em Paulo Freire; ações centradas na alfabetização, cidadania e mobilização política.  

Trajetória Histórica e legislação da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Podemos perceber que a historia  do EJA é marcada pela descontinuidade e que ao longo de seu processo histórico no Brasil, as ações educacionais que orientam foram influenciadas por  interesses político e econômicos, podemos perceber quando manda Paulo freire embora do Brasil, infelizmente o que podemos ver até aqui que  essa modalidade não vem tendo um olhar como deviria pelos nossos governantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com