TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EMPREENDEDORISMO

Por:   •  4/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.683 Palavras (11 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

EMPREENDEDORISMO

ANTÔNIO MARQUES

RECIFE

2021

1 EMPREENDORISMO SOCIAL

        Hoje em dia, o empreendedorismo social ocupa uma parte muito importante do mercado, reunindo negócios que pretendem unir o lucro, o desenvolvimento sustentável e o valor social nas mesmas atividades.

        No centro da razão de existir de qualquer negócio, encontramos sua proposta de valor, que busca agregá-lo e relacioná-lo aos produtos e serviços oferecidos por ele. Já quando falamos em empreendedorismo social, a ideia e os moldes de atuação funcionam da mesma maneira. A diferença é que o foco do negócio, nesse caso, está diretamente relacionado à solução de algum problema social.

        Assim, uma empresa que pratica o empreendedorismo social tem, no cerne de seu modelo de negócio, atuar no combate a problemas dessa natureza, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade em que está inserida.

        Desse modo a empresa em questão escolheu como foco de trabalho e objeto de empreendedorismo, o uso de tecnologia, mais precisamente a inserção dela em dinâmica de bairros e comunidades, buscando o impulso de comércios locais e a movimentação do dinheiro dentro da própria região, tentando criar um mercado gigante e unido, auxiliando os pequenos negócios da localidade.

2 ANÁLISE GEOGRÁFICA

        A análise será executada no curado, bairro localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes, composto por uma subdivisão em 5, sendo curado I, II, III, IV e V. Com um volume grandioso de moradores e com investimento financeiro elevado, com a construção recente de 5 condomínios fechados e abertura de mais comércios bem como escolas.

3 ANÁLISE NECESSIDADE

QUADRO C

[pic 1]

PARCERIAS PRINCIPAIS: Comércios e Blogs locais, bem como canais de informações do bairro.

ATIVIDADES PRINCIPAIS: Divulgação e fornecimento de logística para entregas voltado para os comércios cadastrados.

RECURSOS PRINCIPAIS: Investimento inicial e manutenção com mensalidades

PROPOSTA DE VALOR: Integração e valorização de comércio local.

RELACIONAMENTO COM CLIENTE: SAC

CANAIS: E-mail, Whatsapp e rede social

SEGMENTO DOS CLIENTES: Indefinido

ESTRUTURA DE GASTOS: Setores administrativos

FONTES DE RENDA: Mensalidades

3.1 ESTUDO PERANTE NECESSIDADE/POTENCIAL/PROBABILIDADE

        3.1.1 Contexto e problema

        Vislumbrando o alcance de maximização de comércios locais, observando por sua vez o aumento de pequenos negócios, a empresa tem como objetivo a solução do ato sofrido pelo pequenos com os grandes, a discrepância de concorrência e a negativa quanto a dinheiro e giro de caixa que não permite uma máxima vindo dos pequenos negócios, assim sendo quando se abre algo pequeno acaba “engolido” por gigantes e aplicativos mais familiares aos consumidores, e o comerciante local acaba que por baixar seus preços ou pedir mais dinheiro para investimento minimizando as chances de sucesso de seus comércios.

        3.1.2 Público / Foco do Impacto

        O público se expande para todo lastro de clientela presente na região e na limitação demográfica escolhida para a utilização do aplicativo pelos chefes comunitários. Busca impactar a vida de todos positivamente, aproximando cliente e comerciante, permitindo uma relação mais direta e eficaz, com um direcionando conciso e buscando a perpétua sobre estabilidade e manutenção da qualidade de produtos e entrega.

        3.1.3 Intervenções

        Estrategicamente de forma simples e eficaz, faz-se pois, uma divulgação preliminar com busca de positivo sobre clientela e comunidade, vendo se a limitação demográfica escolhida acolha a ideia, para então, pois, estruturar a logística e a movimentação de cadastros tanto de comércio quanto de entrega, permitindo desse modo também a geração de emprego na comunidade.

        3.1.4 Saídas / Outputs

        O retorno para o cliente de forma a ser ele fornecedor de produtos ou cliente final é um produto estável, social e que trabalha em prol do próximo, sem visar o lucro de maneira direta, com a busca pelo elo e equilíbrio entre o bem-estar e o retorno financeiro.

        

        3.1.5 Resultados de curto prazo

        Com a adesão de comerciantes ficar-se-á estabelecida um valor de mensalidade, e não porcentagem de lucro, inicialmente tem-se como meta a inserção de pelo menos dois estabelecimentos por segmento, buscando a fixação de R$ 150,00 de mensalidade, com o fornecimento da logística de entrega e já entregando o pedido final do cliente, sem necessidade de movimentação do comerciante.

        3.1.6 Resultado a médio prazo

        Com a visualização por mais clientes, com o uso do aplicativo e o uso contínuo e assim sendo o alastramento e a máxima quanto a efetivação, a médio prazo busca-se fincar pelo menos 10 estabelecimentos de cada segmento e ramo de comércio existente, sendo possível então uma amplitude, tentando ir além e fornecer transporte dentro do bairro, como se fosse um uber mais em custo e mais prático, voltado sempre a geração de emprego para os locais e a rotação de dinheiro dentro do bairro ou comunidade.

        3.1.7 Visão do Impacto

        O impacto se faz de maneira social, estimulando a criando de novos comércio, da melhorias dos já abertos e da inclusão de comércios aos olhos dos clientes que muitas vezes não sabem quantos estabelecimentos tem de cada ramo, quais são e não conseguem cotar preço de maneira simples sem estar falando com todos ao mesmo tempo ou buscando números e modos de comunicação. Permitindo assim, uma evolução da comunidade e a valorização dos locais que por muitas vezes procuram emprego fora por falta do que fazer ou do como ganhar em seu lugar e onde cresceu e foi criado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (377.5 Kb)   docx (329 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com