TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  25/8/2015  •  Dissertação  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS UNIVERSITÁRIO VALE DO CAÍ

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

07/07/15

RESUMO - O objetivo deste paper é mostrar a diferença de grupos e equipes de trabalho, bem como as mesmas atuam dentro das organizações. Também discute sobre a importância que os líderes têm com seus subordinados para estar sempre incentivando os mesmos a formarem equipes, para com isso gerar vantagens competitivas através das pessoas. Com as mudanças que ocorrem na administração das empresas cada vez mais está se fortalecendo a idéia de se formar grupos e equipes de trabalho, pois os ambientes de trabalho procuram priorizar a mudança e adaptação buscando o melhor desempenho, como as empresas estão em busca de maior produtividade, qualidade, e satisfação dos seus clientes elas estão buscando meios criativos para usar os grupos e equipes de pessoas para atingir o melhor desempenho nas suas atividades.

PALAVRAS – CHAVES -  Equipes ,Organizações, qualidade, trabalho.

Introdução

O presente artigo tem como objetivo demonstrar à importância do trabalho em equipe, através, do incentivo a participação das pessoas, nos processo decisórios junto aos gestores. O incentivo pode gerar motivação, comprometimento com as metas estabelecidas e melhorias da produtividade individual e com o todo.

Há anos atrás tínhamos a noção, que os indivíduos eram os elementos básicos na construção na construção das organizações, e com o tempo e as experiências adquiridas foi possível descartar esta noção absurda, as empresas começaram a desenhar seus processos que eram sobre os indivíduos e passaram a desenhar em cima de grupos de trabalho, pois a idéia é selecionar grupos, liderar grupos, remunerar grupos,promover grupos, treinar grupos, motivar grupos, isso tudo  para não utilizar mais as pessoas de forma isolada e sim utilizar grupos de trabalho para atuar em conjunto portanto está na hora de os grupos e equipes de trabalho serem levados a sério.

Desenvolvimento

 2. O Grupo de trabalho

Podemos definir um grupo como um conjunto de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para alcançar um ou mais objetivos comuns, um grupo é muito mais do que um simples conjunto de pessoas, pois seus membros atuam de forma independente e interagem entre si no decorrer do tempo para alcançar os seus objetivos.

Ou seja, nem todo grupo pode ser considerado realmente como uma equipe de trabalho. Para que exista uma equipe, é preciso que todos estejam buscando o objetivo comum do grupo, e não apenas interagindo na busca de ajuda para a realização de seus objetivos individuais.

Ainda na visão de Robbins

[...]“As equipes geralmente superam os indivíduos quando as tarefas                                                                                   realizadas exigem aptidões múltiplas, discernimento e experiência.” (ROBBINS, 2001,  p.272).

Existem os tipos de grupos formais e informais, o grupo formal é o designado para atender um propósito especifico dentro da empresa, que podem até aparecer em organogramas como departamentos. Um grupo formal pode ter tamanhos variados, pode ser departamento pequeno com poucas pessoas ou até grandes divisões com centenas de pessoas envolvidas, os grupos formais tem a característica de serem criados para desempenhar tarefas por um bom tempo até que alguma decisão por alguma razão da empresa mude o mesmo.

Grupos temporários são construídos para propósitos específicos e são dissolvidos quando os propósitos são cumpridos, muitas empresas usam os grupos informais que não são reconhecidos na estrutura formal da empresa que são os grupos amigáveis, constituídos por pessoas que tem afinidades e trabalham juntas com facilidade, os grupos de interesses são compostos de pessoas que tem interesses comuns com relação ao trabalho, como serviços comunitários, religião e esportes, e por fim podemos afirmar que qualquer que seja o tipo de grupos de trabalho os mesmos têm uma enorme utilidade para as organizações.

Desta forma grupo de trabalho é um conjunto de indivíduos que são interagentes e interdependentes, um grupo que interage para compartilhar informação e a tomar decisões que ajudam cada membro a executar melhor as suas tarefas dentro de sua área de responsabilidade. Um grupo não tem oportunidade ou condições para se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto, pois seu desempenho é meramente a soma das contribuições de cada membro individual. Não há sinergia positiva que possa gerar um nível extraordinário de desempenho que ultrapasse a soma das contribuições individuais.

2.1 Diferenças dos Grupos e Equipes
         

Aonde chega o limite máximo de um grupo começa o conceito de equipe. Mas, quais são as reais diferenças entre grupos e equipes? Essas diferenças podem aparecer bem à vista, mas marcam profundamente uma razoável distância entre ambos esses conceitos.

As equipes de trabalho são aquelas onde os integrantes buscam a sinergia, onde o resultado alcançado pela equipe como um todo pode ser maior do que a simples soma dos resultados individuais de cada participante isoladamente em sua área de atuação

O termo equipe tem sido utilizado cada vez mais para se referir aos tipos de grupos formais. Nas empresas no dia a dia do trabalho, a equipe é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares e que trabalham em conjunto para alcançar objetivos comuns para o qual são responsáveis coletivamente. Uma equipe gera sinergia positiva devido ao esforço coordenado, os esforços individuais são agrupados para com isso resultar em desempenho que é maior que a soma das partes individuais, o que difere uma equipe de trabalho de um grupo de trabalho são basicamente quatro características fundamentais:

  • Objetivo: o grupo tem por objetivo partilhar informações, a equipe está sempre voltada para o desempenho do coletivo e integrada.
  • Sinergia: o grupo apresenta sinergia neutra, e muitas vezes negativa, a equipe é capaz de desenvolver sinergia positiva.
  • Responsabilidade: o grupo se caracteriza pela responsabilidade individual e isolada, a equipe se caracteriza pela responsabilidade individual e mútua, coletiva e solidária entre os membros.
  • Habilidades: enquanto o grupo utiliza habilidades variadas de seus membros, a equipe se caracteriza pelas habilidades dos seus membros em conjunto para a realização de uma tarefa comum.

As equipes são geralmente utilizadas segundo três critérios:

  • Equipes que atuam como forças-tarefa, são aquelas que estudam problemas específicos e recomendam soluções, em diversas vezes trabalham como um esquema integrado para que os dados sejam completados e se dissolvendo logo após a missão ser cumprida.
  • Equipes que fazem no fazer, como grupos funcionais, como departamentos de marketing e propaganda, são equipes que tem como objetivo desempenhar tarefas permanentes para a organização e são estáveis e permanentes.
  •    Equipes que aceleram as coisas e pesquisam como órgãos formais ou como grupos de gerentes, são as que formulam propósitos, objetivos, valores e direções e ajudam as pessoas a programar-los adequadamente.

E nas empresas quem é o responsável pela criação e desenvolvimento de equipes? A resposta é o gerente, o mesmo é responsável pela administração das pessoas dentro das organizações, é ele que deve escolher a sua equipe, desenhar o trabalho a ser realizado, preparar a equipe, liderar, motivar, avaliar e recompensar adequadamente, em qualquer área de atividade, seja na produção, finanças, marketing, recursos humanos etc. O gerente é responsável pela sua equipe de trabalho. Para poder gerenciá-la e liderá-la e dela obter eficiência e eficácia, o gerente precisa selecionar desenhar cargos, treinar, liderar, motivar, avaliar e remunerar seu pessoal e lidar com as pessoas é uma tarefa complexa e deve ser encarada com um desafio, mas é gratificante para quem saber fazer de forma a enaltecer o trabalho e dignificar o ser humano, e fica uma dica para os gerentes mandem menos e liderem mais, mandem menos e motivem mais, mandem menos e saibam montar equipes de trabalho, pois assim os resultados serão impressionantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com