TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  19/4/2021  •  Ensaio  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALUNA

Redação

Tema: Gerentes em ação, competências e os papeis do administrador segundo Mintzberg

São Luís 2021

Ao se observar um gerente em ação é possível constatar que sua rotina foge do padrão. O trabalho de um gerente é variado e intenso, lidando com situações inusitadas a todo momento. Diante disso, Henry Mintzberg – renomado acadêmico e autor- dedicou anos de pesquisa para elaborar um modelo de gestão que abrange o trabalho, os papeis e as competências do gerente, com o objetivo de tentar classificar e entender essa variedade.

As competências são as qualificações que uma pessoa deve ter para ocupar um cargo ou desempenha-lo eficazmente. Na visão de Mintzberg, não há uma exclusiva maneira de gerenciar com eficiência, ele entende que os gerentes devem ter competências que os ajudem na execução dos papeis gerenciais.

De forma geral, as competências gerenciais podem ser classificadas em três categorias: conhecimento, habilidades e atitudes. Os conhecimentos incluem todas as técnicas e informações que o gerente domina. Já as habilidades devem ser desenvolvidas pois colaboram na formação de gerentes qualificados, Para Mintzberg oito habilidades são imprescindíveis: de relacionamento com colegas; liderança; resolução de conflitos; processamento de informações; para tomar decisões em condições de ambiguidade; de alocação de recursos; empresariais; introspecção. A última categoria é as atitudes, competência essa que permite as pessoas interpretar e julgar a realidade e a si próprios, sendo as atitudes em relação às pessoas a que tem mais impacto no comportamento dos gerentes.

Além disso, de acordo com Henry Mintzberg, os gerentes desempenham 10 papeis, divididos em 3 categorias. A primeira categoria é “Papeis interpessoais” com o gerente desempenhando o papeis de representante da empresa, líder e de contato, esse último ele tem a função de criar uma teia de relações humanas com suas equipes, melhorando o fluxo de recursos e informações

uteis para o trabalho. A segunda categoria é “Papeis informacionais” que contem: o papel de monitor, disseminador e porta-voz, esses três papeis se complementam. A terceira categoria é “Papeis decisórios”, com o papel de empreendedor, onde o gerente atua como iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas da empresa, os outros papeis são de resolvedor de conflitos, administrador de recursos e negociador.

Portanto, ao se observar o cenário gerencial atual, é possível observar diversos problemas. Ainda se insiste em ignorar a necessidade de identificação de competências para o preenchimento de um cargo gerencial, causando uma maior dificuldade de desenvolver gerentes qualificados para enfrentar a rotina diversa e nada padrão da gerencia. Atitudes assim, contribuem para formação de profissionais que não dominam o trabalho de gerente, onde não sabem quais são suas responsabilidades e tem dificuldade para lidar ou amenizar os problemas diversos do campo gerencial. Logo, fica claro a necessidade da consciência que a gerencia é uma atividade complexa e nada linear, é preciso treinar e desenvolver profissionais que saibam lidar com situações reais e entrar no mercado de trabalho sabendo a importância de seu cargo para a empresa e aqueles que dependem da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com