TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VISITA TECNICA

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A visita técnica tem por objetivo fornecer ao estudante de administração uma rápida visão sobre os aspectos operacionais, constituindo em observação das técnicas do local visitado e entrevista com o profissional da empresa.

A visita técnica foi realizada na Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano da cidade de São Carlos, estado de São Paulo.

2 DESENVOLVIMENTO

Fazendo parte das dezessete secretarias encontradas na cidade, esta secretaria se faz necessária para o crescimento da cidade, pois assim não tem como a cidade crescer desordenadamente, e sem critérios. As construções são regulamentadas, e estudadas, para que sejam feitas de acordo com as normas e as leis vigentes.

Elas também se faz necessária para o controle do comercio, seja comercio fixo ou ambulante, fazendo que a cidade não vire um lixão urbano.

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Situado a Rua Conde do Pinhal nº 2190, no centro da cidade e conhecida popularmente como Secretaria de Habitação, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano tem como missão formular e executar políticas urbanas relacionadas ao ordenamento físico e territorial do município, no que está inserido o parcelamento, uso e ocupação do solo, e também definir as diretrizes da política habitacional do município.

Cumprindo e fazendo cumprir o Plano Diretor, promove e acompanha o desenvolvimento urbano, analisando projetos de edificações e obras particulares no território municipal, além de realizar o licenciamento e fiscalização das mesmas.

Pedidos de construção, reformas, reconstrução e modificação de projetos aprovados são analisados e controlados pela Secretaria.

Ela também responsável pelo projeto, controle e administração dos bens imóveis municipais.

2.1.1 Departamentos

Cada secretaria tem seus departamentos, importantes para se direcionar corretamente os serviços.

Estrutura organizacional da SMHDU:

 Departamento de Informação, Documentação e Patrimônio

Divisão de Patrimônio Imobiliário

Seção de Documentação Físico-Territorial

Divisão de Política Fundiária

Divisão de Sistemas e Informação Geográfica

 Departamento de Obras Particulares e Fiscalização

Divisão de Análise e Avaliação de Projetos

Divisão de Fiscalização

Seção de Fiscalização Ambiental

Seção de Fiscalização de Obras

Seção de Fiscalização de Posturas

 Departamento de Planejamento Territorial

Divisão de Legislação Urbana

Divisão de Parcelamento e Uso e Ocupação do Solo

 Departamento de Projetos Urbanos

Divisão de Mobilidade e Acessibilidade Urbana

Divisão de Projetos Paisagísticos

Seção de Apoio Administrativo .

2.1.1.1 Funcionários

Como a secretária possui quatro departamentos, e não sendo necessária para esta visita a especificação de cada funcionário de cada setor, esta visita, visou apenas a Divisão de Fiscalização, que faz parte do Departamento de Obras Particulares e Fiscalização, que tem em sua estrutura três seções.

Atualmente é composto por um chefe de divisão, dois chefes de seção, uma auxiliar administrativo, duas aprendiz e vinte fiscais, sendo dois desses chefes de divisão.

O cargo de chefe de divisão é ocupado por cargo de confiança, não sendo necessária a ocupação deste por um fiscal, como é exigido para os cargos de chefe de seção.

Para o cargo de fiscal é necessário fazer concurso público. Por se tratar de uma prefeitura, o plano de carreira não visa fazer com que o funcionário suba de cargo, apenas lhe proporciona um pequeno aumento em seu salário a cada apresentação de diplomas e cursos realizados, tendo uma tabela de valores a serem seguidos. Esta tabela é feita pelo Departamento Pessoal, e no momento da visita não havia como conseguir uma cópia.

Não há motivação e incentivos que os funcionários da divisão especificamente, eles recebem o mesmos incentivos de todos dos os funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com