TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visão estratégica de RH

Por:   •  28/8/2017  •  Dissertação  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Visão estratégica de RH – Atividade Avaliativa nº 1

Finanças Empresarias

        A palavra estratégia, originalmente, está relacionada com a arte da guerra, seriam os planos de um líder militar, como um general, por exemplo para vencer o inimigo. Posteriormente, seu significado foi tornando-se mais abrangente.

Atualmente a estratégia está associada não só com o aspecto militar, mas também com a econômica, psicológica e política, desde a preparação para a defesa de um país contra uma determinada ameaça quanto a gestão de um negócio, de um país, de uma família ou um para alcançar um objetivo pessoal.

A definição de estratégia na literatura apresenta vários conceitos sob diferentes aspectos.

No âmbito empresarial, para Chiavenato (2000, p. 280), por exemplo, a estratégia poderia ser definida como a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global para que se possa atingir objetivos a longo prazo.

Oliveira (2006, p. 194) complementa ainda que a estratégia poderia ser definida como um caminho ou ação adequada para alcançar as metas e os objetivos pré-estabelecidos, de maneira diferenciada para um melhor posicionamento da empresa no ambiente em que está inserida.

        Estratégica, então, pode ser definida como um conjunto de planos, métodos, ações ou diretrizes usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. Porém, para que essa estratégia seja executada afim de atingir o objetivo, deve-se planejar.

        Segundo Kotler (2000, p. 67) o segredo das empresas bem-sucedidas no mercado se deve ao fato de praticarem frequentemente a arte do planejamento estratégico. Portanto, fazer o planejamento com antecedência de qual estratégia será colocada em prática e de que forma será feito, quais recursos serão utilizados para que se alcance o objetivo ou o resultado esperado é de grande importância.

        Para Chiavenato (2004, p. 152) o planejamento seria a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los.

        Quando se estabelece um objetivo, independentemente de ser empresarial ou não, planejar quais estratégias utilizar e de que forma será executado, é o primeiro passo para alcança-lo.

        Ao estabelecer um objetivo, deve-se fazer uma análise para verificar a sua complexidade, posteriormente pode-se verificar o tempo de execução. Objetivos a curto, médio ou longo prazo requerem um planejamento distinto. Após esta análise é possível definir melhor as ações que deverão ser executadas visando alcançar o objetivo ou meta final.

Segundo Chiavenato (1999, p. 263), para serem úteis, os objetivos devem apresentar determinadas características:

  • Mensuráveis,
  • Realistas,
  • Desafiadores,
  • Definidos no tempo,
  • Relevantes
  • Motivadores.

Seguindo o conceito anterior do mesmo autor, existem três níveis de objetivos: estratégicos, táticos e operacionais. Com estes níveis as organizações podem estabelecer prioridades entre eles.

Um objetivo maior, poderá requerer que outros menores sejam atingidos. Essa observação é relevante, pois ao estabelecer um objetivo maior, o planejamento poderá ser mais extenso e a estratégica deverá ser colocada em prática com maior disciplina.

Estabelecer objetivos menores para que se alcance o objetivo maior, algumas vezes, pode ser mais prudente. Também ter claro quais são prioritários poderá ser de grande ajuda para alcançar a meta maior.

A definição das ações a serem tomadas, constantemente, necessitam adaptar-se conforme os obstáculos vão surgindo. Não é raro quando, após algumas ações, que se faça uma nova análise das estratégias frente a um imprevisto.

Seguir o planejamento também é fundamental. De nada adianta estabelecer um objetivo, elaborar estratégias e planejar de que forma estas estratégias em ação serão capazes de alcançar a meta se não o seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com