TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Voz do Coração

Por:   •  17/3/2021  •  Ensaio  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Daniel Pereira dos Santos 3º Jogos Digitais.

Resenha do filme a Vida é Bela.

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Josué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

 É uma história simples, mas não tão simples de contar. Em 1939, na região italiana da Toscana, tudo começa quando somos apresentados a Guido. Um homem judeu que mesmo que a vida não pareça muito colorida, parece ser a personificação do bom humor.
Para ele não existe tempo ruim. Até mesmo depois de um quase acidente, o personagem encara tudo como se tivesse levado um tropeço e continua de onde parou, nesse caso, passando uma cantada bem humorada em uma moça que acaba de conhecer, o simpático judeu Guido apaixona-se por Dora, uma professora que está noiva de um funcionário local. Guido, porém, não desiste até ao momento do casamento de Dora que acaba por fugir, em plena cerimonia. Durante cinco anos vivem felizes na companhia do filho Josué, tudo estava bonito. Até que vemos que a história da família italiana-judia se desenrola no auge da Segunda Guerra Mundial.


 Quando tudo parece estar caminhando de forma simples e feliz, até que as medidas de perseguição e detenção aos judeus são implementadas na Itália.  Guido e seu filho Josué são levados de casa para um centro de concentração e Dora decide acompanhá-los. Pai e filho ficam juntos e durante todo o tempo de prisão Guido, de forma engenhosa e com o auxílio dos outros prisioneiros, convence o garoto que estão num campo de férias a jogar um longo e emocionante jogo. Guido conta a Josué que eles estão participando de uma competição para ganhar um tanque de guerra de verdade (o brinquedo favorito de Josué é uma miniatura de tanque) e que para isso eles precisam seguir várias regras, como se esconder, não chorar pedindo comida ou pra voltar para casa ou qualquer outra coisa que ele como adulto sabia que podia causar algum castigo para seu filho. E é incrível. Simplesmente sensacional, conseguindo transformar cada momento de humilhação, repressão e violência em hábeis situações do suposto jogo em que o garoto vai participando divertido.

Finalmente, já perto do fim, Guido morre para salvar o filho, que se reúne à mãe no dia da Libertação. O filme pode ser dividido em duas partes muito bem definidas: a luta de Guido para conquistar seu Amor Dora na primeira parte e a luta pela sobrevivência de sua família durante a Segunda Guerra Mundial na segunda metade do filme. Contudo esse filme nos deixa uma mensagem: A vida pode ser bela independente das dificuldades pelas quais passamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com