TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A administração científica de Taylor é baseada no foco nas tarefas

Por:   •  21/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Aumento de lucro e produtividade são algumas das preocupações mais antigas no mundo capitalista. Quanto mais eficiente for a produção, mais dinheiro e influência os empresários e donos de companhias terão e essa busca por poder é o principal objetivo na sociedade, seja ela nos dias atuais ou séculos atrás. A administração é a ciência que estuda e implementa melhorias no modo de gestão das empresas, pessoas e/ou recursos, buscando atingir uma meta, sendo a principal ferramenta para uma grande lucratividade.

Com esse propósito surgiram quase que paralelamente, no início do século XX, duas

teorias administrativas que são amplamente utilizadas até os dias de hoje e que são base para diversas outras criadas até os dias atuais: a teoria da administração científica, desenvolvida por Frederick Taylor, e a teoria clássica da administração, de Jules Henri Fayol.

A administração científica de Taylor é baseada no foco nas tarefas, em funcionários

especialistas em suas funções, com foco no empregado como parte fundamental das companhias e na marcação de tempos para a padronização do tempo de execução de cada tarefa. Essa teoria foi utilizada como base principal para a criação do Fordismo, anos depois.

A teoria clássica de Fayol possui uma abordagem oposta à de Tayor. O foco passa a

ser a estrutura das organizações, uma padronização no modo de agir para que se tornasse mais científico e menos intuitivo. Essa teoria se baseia na fragmentação do trabalho e, obviamente, na busca de alcançar as metas traçadas.

O presente trabalho visa explicar as duas teorias administrativas e seus princípios,

assim como mostrar sua evolução ao longo dos anos e sua importância na história da administração, com uma análise crítica de seus pontos positivos e negativos.

Estado da Arte

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

A Administração não é senão uma das seis funções, cujo ritmo é assegurado pela direção. Mas ocupa tamanho lugar nas funções dos altos chefes que, as vezes, pode parecer que as funções administrativas estejam concentradas exclusivamente no topo da organização, o que não é verdade.

Taylor e Fayol

Enquanto Fayol (Teoria Clássica Administrativa) tinha uma visão mais gerencial com resultados finais na produção, a visão de Taylor (Administração Científica) era na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Veja os períodos e conclusões sobre cada um:

FREDERICK TAYLOR

No início do século XX,a Revolução industrial já tinha alterado por completo toda a forma de produção dos Estados Unidos e da Europa.Com a ajuda da energia a vapor e de grandes maquinários.Entretanto,trouxe consigo as dificuldades de gerenciar uma grande empresa e de lidar com um enorme contingente de trabalhadores.Surgiu também,a necessidade constante da aceleração da produção para atender a crescente demanda do mercado.

É nesse contexto de gerenciamento de organizações e de otimização na produção que surge Frederick Taylor,um engenheiro mecânico que após trabalhar em diversas empresas,começa a estudar seu funcionamento e postular novas teorias administrativas com a finalidade de melhorar o funcionamento da organização a nível produtivo.

Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde,generalizou as suas conclusões para a Administração geral.O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas) (1903) onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study).

"Taylor acreditava que se a quantidade de tempo e o esforço que cada trabalhador gastava para produzir uma unidade de produção (um bem ou serviço acabado) pudesse ser reduzida com o aumento da especialização e da divisão do trabalho, o processo de produção tornar-se-ia mais eficiente. De acordo com Taylor, a maneira de criar a divisão mais eficiente de trabalho poderia ser determinada mais facilmente por técnicas científicas de administração, em vez do conhecimento intuitivo ou informal, prático. Com base em seus experimentos e observações como gerente de produção em diversos ambientes, ele desenvolveu quatro princípios para aumentar a eficiência no local de trabalho: estudar a maneira como os trabalhadores desempenham suas tarefas, reunir todo o conhecimento informal de trabalho que os trabalhadores possuem e experimentar maneiras de aprimorar o modo como as tarefas são desempenhadas; codificar os novos métodos de desempenhar tarefas em regras escritas e procedimentos operacionais padrão; selecionar cuidadosamente os trabalhadores com habilidades e capacidades que correspondem às necessidades da tarefa e treiná-los para desempenharem a tarefa de acordo com as regras e procedimentos estabelecidos e; estabelecer um nível justo ou aceitável de desempenho para uma tarefa, e então desenvolver um sistema de pagamento que forneça uma recompensa pelo desempenho acima do nível aceitável". (JONES & GEORGE,2008)

O objetivo de uma boa Administração era pagar salários altos e ter custos unitários de produção.

Para realizar esse objetivo, a Administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris.

Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas.

Os empregados deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida.

Uma atmosfera de íntima e cordial cooperação teria de ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos outros princípios por ele mencionados.(Claude S. George Jr,2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com