TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A administração de Material

Seminário: A administração de Material. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Seminário  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

A administração de Material corresponde, no seu todo, ao Planejamento, Organização, Direção e Controle de todas as tarefas necessárias á definição se qualidade, obtenção, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados ás atividades operacionais de uma empresa, seja ela de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, pública ou privada. A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não destinada a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho norma das respectivas atribuições.

As atividades abrangem desde o circuito, incluisive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento desde aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoque entre outros. A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total. Destina-se adotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

A administração do material tem por objetivo:

- Preços baixos;

- Alto giro de estoques;

- Baixo custo de aquisição e posses;

- Continuidade de suprimento;

- Consistência de qualidade;

- Pouca despesa com pessoal;

- Relações favoráveis com os fornecedores;

- Aperfeiçoamento do pessoal;

- Bons registros.

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, seja eles financeiros humanos ou materiais. Sejam eles no que diz respeito aos insumos ou aos bens patrimoniais indispensáveis no processo de fabricação.

Com a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, mas pelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.

Com os custos crescentes é importante gerir bem seus estoques e seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com