TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DECISÓRIO: SIMILARIDADES ENTRE AMBIENTES ORGANIZACIONAIS E DE CONSUMO

Por:   •  10/9/2015  •  Resenha  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Unigranrio

Curso Superior em Administração

3° Período

Hosana Tavares Dos Santos

PROCESSO DECISÓRIO:

SIMILARIDADES ENTRE

AMBIENTES

ORGANIZACIONAIS E DE CONSUMO

MACAÉ/RJ

SETEMBRO/2013

Aluna: Hosana Tavares dos Santos

Professor: Marcos Germano Pares

PROCESSO DECISÓRIO:

SIMILARIDADES ENTRE

AMBIENTES

ORGANIZACIONAIS E DE CONSUMO

Resenha do Artigo: “Processo Decisório: Similaridades entre ambientes Organizacionais e de Consumo” desenvolvida pela aluna Hosana Tavares dos Santos Cursando o 3° Período em Administração da Universidade Unigranrio em Macaé.

MACAÉ/RJ

SETEMBRO/2013

ÍNDICE:

Introdução............................................................ Pag. 4

Desenvolvimento do Tema ................................. Pag. 5 à 8

Conclusão............................................................. Pag.9

Referências Bibliográficas................................... Pag.10

INTRODUÇÃO:

        O Artigo “PROCESSO DECISÓRIO: SIMILARIDADES ENTRE AMBIENTES ORGANIZACIONAIS E DE CONSUMO”, traz de forma contextualizada sobre os mais diversos aspectos, desde a vida cotidiana até ao profissional, nas organizações empresariais, políticas e sociais. Muitas vezes não tomamos decisões, não pelo fato de não sabermos o que queremos, mas sim porque na maioria das vezes não desenvolvemos nosso processo decisório.

        O artigo propõe analisar aspectos no que diz a respeito na Tomada de decisão seja nas Organizações, no cotidiano e no consumo de produtos, na busca de compreender melhor como tomar uma decisão diante de um processo a longo ou em curto prazo.

        O processo de decisão é muito complicado e está sujeito a características individuais do decisor, quanto das circunstâncias em que está envolvido e da maneira como é compreendida a situação.

        O processo decisório encontra-se presente no contexto das organizações e se configura na essência da habilidade gerencial, visto a real necessidade dos gestores em decidir pelas melhores alternativas perante os problemas ocorridos em seu contexto, o que nem sempre é possível.

        Hoje existem mais fatores que influenciam no processo de tomada de decisão do que na antiguidade. As decisões geralmente são fundamentadas em duas vertentes: em situações de certeza e em situações de incerteza.

         As condições de certeza são aquelas em se pode exercer o controle sobre as variáveis que influenciam na decisão, geralmente situações ligadas ao ambiente interno das organizações. Já as condições de incerteza, por sua vez, configuram-se pela ausência de controle sobre as variáveis, na maioria dos casos são situações associadas ao ambiente externo das organizações. As decisões tomadas sob condições de incerteza têm sido amplamente pesquisadas, até hoje estudam as condições deste processo de incerteza e as armadilhas envolvidas.

ADMINISTRAÇÃO E DECISÃO

        A Administração nas Organizações pode ser compreendida dentro de quatro funções básicas: planejamento, organização, direção e controle. No planejamento é envolve o diagnóstico, avalia a melhor solução para o problema, para que tenha um bom resultado na tomada de decisão.

        Uma decisão implica a escolha de uma alternativa em detrimento de outras. Por essa razão, os administradores deve avaliar essas alternativas, o que, muitas vezes, envolve a necessidade de estimar suas conseqüências e seus impactos na organização.

        Os administradores tem que calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões. Entretanto, por mais sofisticadas que sejam as ferramentas de apoio à tomada de decisão utilizada, a imprevisibilidade está quase sempre presente no processo decisório. “Por esse motivo, cada situação de decisão pode ser organizada em uma escala que vai da completa certeza a completa incerteza de acordo com a disponibilidade de informação sobre cada alternativa e seus resultados”.

        “Os administradores enfrentam uma variedade de situações diante das quais precisam tomar decisões. Dependendo da natureza da situação, o administrador deve usar tipo de decisão diferentes. O grau de disponibilidade de informação precisa ser confiável sobre a situação e o nível organizacional no qual as decisões são tomadas e  permitem distinguir-se uma das outras.

TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES

        Na Tomada de Decisão, o trabalho de um Gestor é necessário tomar muitas decisões em diversos assuntos, e a qualidade dessas decisões tem um impacto significativo no desempenho da organização.

        Hoje em dia as empresas estão cada vez mais competitivas e organizadas e por isso traz muita concorrência. Sendo assim é necessário que a empresa tenha bem definido o seu mercado alvo, para que os consumidores estejam exigindo maiores melhorias e qualidade nos seus produtos.

        No decorrer dos anos, o nível de concorrência tem crescido por vários motivos, destacando entre eles o mercado internacional e a redução da taxa em muitos países em desenvolvimento e assim havendo um aumento da concorrência. Dentro desse contexto, as organizações bem sucedidas serão aquelas que menos errarem, ou seja, tomarem decisões certas.

MODELO DECISÓRIO RACIONAL

        O Modelo racional baseia-se na teoria microeconômica clássica, em que a racionalidade é fator fundamental para a tomada de decisão. Deste modo, considera-se que a racionalidade do processo decisório nasce conforme a escolha do administrador, a partir de alternativas viáveis. O processo de escolha racional, entretanto, demonstra as limitações do ser humano que conduz o tomador de decisão a não mais fazer escolhas que o levem à rigorosidade nos resultados, mais a resultados aceitáveis, dentro das metas organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com