TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo o ludico no ambiente escolar

Por:   •  22/3/2017  •  Artigo  •  2.911 Palavras (12 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 12

                                     O PROCESSO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA NA ESCOLA SANTA CRUZ, MONTE ALEGRE, PARÁ[1]

Amanda Luana Xavier Batista[2]

                                                   RESUMO

              Este trabalho objetiva investigar como ocorre o processo da aprendizagem da leitura na escola santa cruz, do município de Monte Alegre-Pa, a partir do trabalho docente do professor. A pesquisa foi realizada com três funcionários da escola, a professora, coordenadora e a diretora da escola, e preferiu a abordagem de cunho qualitativo. A partir dos relatos constatou-se que os professores utilizam textos diferenciados e ilustrativos, assim, notou-se que há em salas de aula alguns alunos que não leem e nem escrevem, outros conhecem as letras, mas não montam palavras nem frases. A pesquisa evidencia ainda que os professores reconhecem a importância de praticar a leitura na sala de aula e que sua atuação frente a esse processo é um fator decisivo no desenvolvimento pelo habito da leitura.

Palavras-chave: Pratica da leitura. Processo de aprendizagem

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho objetiva investigar como ocorre o processo da aprendizagem da leitura na escola santa cruz, do município de Monte Alegre-Pa, possui como temática investigar o processo da aprendizagem da leitura.

       A escolha do local da pesquisa se justifica pelo fato de descobrir como ocorre esse processo de ensino e aprendizagem na escola através das praticas de leitura. O ato de ler  é uma prática muito exigida no cotidiano das pessoas. No entanto, nem todos os educando obtêm êxito na leitura e na escrita em tempo hábil e isso justifica a busca de novos caminhos na escola.

Seguindo estas expectativas, o importante deste trabalho se constitui pela tentativa de ajudar os professores da Escola Santa Cruz, encontrar metodologias como fator predominante para a construção eficaz na pratica de leitura para a aprendizagem das crianças. A referida escola possui 07 salas de aulas, A escola não tem biblioteca. Segundo os dados da escola orlando costa o perfil da escola a demanda é de 278 alunos no ano de 2014 divididos em 14 turmas, 02 turmas de pré-escolar, 02 turmas de 1º ano, 02 turmas de 2º ano, 02 turmas de 3º ano, 02 turmas de 4°ano, e 02 turmas de 5° ano.  

             Paulo Freire afirma que o aprendizado da leitura envolve um aspecto importante da formação do aluno, o de contribuir para que as eles possam construir uma postura de leitores atentos e críticos em relação às ideias e informações que obtêm através dos textos. Para ele o educador deve se comportar como um provocador usando estratégias que levem o aluno a instigar para chegar ao conhecimento.

          E assim, o presente trabalho é composto: O primeiro trata de questões norteadoras para a escolha do tema: investigar como ocorre o processo da aprendizagem da leitura, no qual é evidenciado o referencial teórico, destacando a ideia de dois importantes autores; Gagliari e Paulo freire. Na segunda parte realizou-se sucintamente a pesquisa de campo, isto é, a caracterização histórica da escola santa cruz e a descrição física do local pesquisado. E consta ainda de uma analise de dados coletados, realizados na escola com os professores, com a intenção de atingir o objetivo de ser um instrumento de pesquisa para uma pratica na sala de aula.

Na terceira parte, evidenciaram-se os resultados da pesquisa, nele esta contida as informações pertinentes ao tema, de como o professor esta aplicando a pratica da leitura em sala de aula, devidamente, de acordo com as respostas apresentadas e posteriormente analisados os dados coletados na pesquisa.

Revisão teórica

A leitura é um instrumento imprescindível na construção do saber, e ensinar as crianças a ler, a escrever é um grande desafio dos professores que buscam a todo o momento métodos de ensino e aprendizagem adequados para ensiná-las a lê, esse processo é uma das atividades mais fundamentais e significativas do processo de ensino nas escolas, pois quando as crianças passam a dominar a leitura, elas começam a ampliar seus conhecimentos, desenvolver o raciocínio e a partir dessa pratica ela é incorporada dentro de um mundo desconhecido que se realiza através das historinhas, conto, textos e outros.  Neste sentido Cagliari afirma que:“A leitura é a realização dos objetivos da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido. A leitura vai operar justamente nesse universo. Ás vezes, ler é um processo de descoberta como a busca do saber cientifico. Outras vezes requer um trabalho paciente perseverante desafiador, semelhante à pesquisa laboratorial.” (2001 p 149).

Pois quem lê solta a imaginação, cria, inventa, aprimora, e o mais importante, ela passa a fazer parte da vida social com uma visão de mundo mais abrangente sobre as coisas que nos cercam por isso a leitura hoje é essencial na vida de qualquer ser humano, e quanto mais cedo ele começa adentrar neste mundo letrado, melhor é o desempenho nas praticas de aprendizagem do cotidiano. E Com base nisso Cagliari ainda afirma que:

 “A atividade fundamental desenvolvida pela escola para a formação dos alunos é a leitura. É muito mais importantes saber ler do que escreve. O melhor que a escola pode oferecer aos alunos deve estar voltado para a leitura. Se um aluno não se sair muito bem nas outras atividades, mas se for um bom leitor, penso que a escola cumpriu em grande parte sua tarefa. A leitura e a extensão da escola na vida das pessoas.” (2001 p 148)

O pensamento do autor acima enfatiza a real importância do professor no processo de ensino e aprendizagem da leitura nas escolas desde o inicio de sua vida escolar , pois é ai que ela começa a decodificar para então formar palavras e chegar no objetivo da leitura, para isso, é necessário passar por todo um processo . É na escola que a criança vive todo esse processo de mola motora do crescimento do público leitor. Paulo Freire (1998, p. 23) diz:

  A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo. E aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de qualquer coisa, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vinculada linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura e a alfabetização são atos de educação e educação é um ato fundamental político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com