TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação de teorias de gestão clássicas na gestão de instituições públicas

Artigo: A aplicação de teorias de gestão clássicas na gestão de instituições públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Artigo  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

É a aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas. Encarregado de aplicar as teorias administrativas no desenvolvimento de ações do interesse social coletivo, o administrador público é essencialmente um planejador. Cada vez mais requisitado pelo mercado, ele gerencia organizações do setor público em nível governamental, em agências federais, estaduais ou municipais, nas empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais. Os profissionais são habilitados para a execução do planejamento e da gestão de políticas públicas, a implementação de programas de responsabilidade social, a gestão de organizações sociais e a elaboração de programas governamentais. Também são requisitados para atuar em agências reguladoras e de fomento social.

Fique de olho

ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA

A UFPR, em Matinhos, oferece o curso de Orientação Comunitária, cuja formatura da primeira turma está prevista para 2013. É uma graduação voltada para o desenvolvimento do litoral do Paraná e Vale do Ribeira. A partir do diálogo com os movimentos sociais e da realidade socioambiental, esse profissional vai propor ações para as demandas e necessidades locais nas áreas da cultura, meio ambiente, turismo, trabalho e renda, saúde, educação, esporte e lazer.

Teste Profissionais

Teste-se

Você sabe estudar em casa?

Futuro

Administração é a melhor opção?

Vestibular

Você sabe aproveitar os simulados para o vestibular?

Mercado de Trabalho

O mercado está em alta, tanto para o bacharel quanto para o tecnólogo com essa formação, com concursos públicos para cargos que oferecem salários atrativos. Boa parte das contratações é feita pelos municípios, que assumem os serviços de saúde, educação e assistência social. "A gestão municipal e estadual, particularmente, apresenta muita carência de profissionais devidamente preparados. Aí estão as melhores oportunidades para o graduado", diz Alan Lacerda, coordenador do curso de Gestão de Políticas Públicas na UFRN. O Legislativo, principalmente na assessoria parlamentar, o Judiciário também têm demandado o profissional. E ONGs, fundações e associações que competem por recursos públicos precisam profissionalizar sua estrutura administrativa. A demanda está pulverizada por todo o país, mas Brasília e o Sudeste concentram o maior número de vagas. Cresce também o número de empresas privadas que contratam o graduado, principalmente entre aquelas que prestam serviços para a área pública. "O conceito de administração pública vai além da ideia de gestão de uma estatal", diz Maria Isabel Araújo Rodrigues, coordenadora do bacharelado de Administração Pública da EG-FJP. Existem oportunidades em todas as regiões do país, mas o grande mercado de trabalho está no Sudeste, que apresenta o maior crescimento econômico.

Além, é claro, de Brasília, onde se concentram os órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário

da esfera federal. No Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

(BNDES) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) são tradicionais empregadores.

Salário inicial: R$ 2.500,00 a R$ 3.500,00 (fonte: prof. Alan Lacerda, da UFRN)

As melhores escolas

5 estrelas

SP São Paulo USP Gestão de Polít. Públ.

4 estrelas

MG Belo Horizonte EG-FJP; SC Florianópolis Udesc; SP Araraquara Unesp.

Orientação Profissional

Administração Pública ou Administração?

Como escolher o curso certo?

Qual a melhor especialização para quem fez Administração?

Administração ou Relações Públicas?

O Curso

O bacharelado tem muitas matérias em comum com os cursos de Administração tradicionais, como matemática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com