TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A casa que era amarela

Por:   •  6/5/2015  •  Monografia  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

financeiras,

• Disciplina hierárquica. componentes da organização e das suas inter-relações estruturais.

3. O conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber pode ser compreendida como forma de organização humana de maneira racional, onde existem regras a serem respeitadas e obedecidas para garantir eficiência, buscando o alcance dos objetivos. De acordo com o pensamento de Weber, a burocracia moderna não corresponde apenas a uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também diz respeito a uma forma de dominação legítima. Segundo esse teórico existem somente três tipos de dominação legítima: a tradicional, a carismática e a legal.

Os objetivorelacionada a procura e gerência de capitais; segurança, relacionada a proteção e preservação do patrimônio; contábeis, relacionada a inventários, balanços e estatísticas; e funções administrativas. Portanto como a Teoria Clássica da Administração de Fayol enfatiza a estrutura da organização, fez-se necessário ao teórico distinguir as funções essenciais de uma empresa fossem distinguidas.

De acordo com Fayol a ênfase é na estrutura e visa aumentar a eficiência da empresa através da forma e disposição dos órgãos da organização, sendo que as regras precisam ser respeitadas no desenvolvimento das funções em busca de progresso, excluindo sentimentos pessoais na realização das tarefas. A burocracia busca organizar de forma objetiva os meios racionais para dirigir as atividades da mesma de modo que possam alcançar objetivos comuns a todos. Dentre os fatores que fazem da burocracia moderna o modo mais eficiente de administração, tanto na esfera privada (numa empresa capitalista) quanto na administração pública pode-se citar:

• Divisão e distribuição de funções;

• Seleção de pessoal especializado;

• Regulamentos e;s da burocracia como instrumento de dominação de acordo com o pensamento weberiano é disciplinar os processos dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com