TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A compreensão do relacionamento entre indústria e agricultura é fundamental

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

A compreensão do relacionamento entre indústria e agricultura é fundamental para se

analisar a estrutura de um complexo. No caso da citricultura, o sistema de integração entre agroindústria e os produtores é o mais difundido, sendo que tal integração se reflete na organização da produção rural. Juntamente com o estabelecimento de preços, são definidas as épocas de colheita e entrega do produto à indústria. Nesse sistema, as agroindústrias se responsabilizam pelo transporte e armazenamento do produto da agricultura. Constitui-se assim uma integração que é somente parcial, porque o plantio, os tratos culturais e a gestão da produção são feitos pelos produtores de laranja. A integração se dá então na definição dos preços e propostas estabelecidas nos contratos de fornecimento da laranja entre indústrias e citricultores.

Podemos citar alguns dos fatores que influenciam a produção do suco concentrado de laranja:

Custos de Armazenagem- Utilizado no planejamento da rede de suprimentos e no planejamento da produção e programação detalhada para calcular os custos de armazenamento (depósito) por unidade de medida básica e dia. Para as indústrias de citros os Centro de Distribuição têm um grande papel pois como a laranja tem diversas variâncias de teor de açucar e acidez e períodos de florada, há a necessidade de manter estoques mínimos para atender a demanda em qualquer época do ano, mesmo em período fora da safra e com possibilidade de mistura para a produção de qualquer tipo de suco (variação de acidez e açucar).

Custos de Matéria-prima –A principal matéria – prima é a laranja que vem de pequenos agricultores independentes que vendem sua produção a comerciantes (intermediários) de frutas ou cooperativas, a médios e grandes agricultores que suprem diretamente as indústrias de processamento. Para os processadores, é essencial ter fornecimento contínuo de laranjas pois com uma produção sazonal e demanda o ano todo, com variações também no preço de venda, há a necessidade de nivelamento entre demanda e estoques, para ser capaz de atender o cliente o ano todo. E sendo uma produção em safras recebe a matéria- prima de diferentes tipos, peso e kg de suco por caixa.

As frutas são geralmente vendidas a granel, mas utiliza-se a caixa equivalente a 40,8 kg de laranjas (ou 90 pounds) como sistema de peso e medida, o pagamento era tradicionalmente feito com base no peso bruto da fruta entregue, incluindo as frutas danificadas. Hoje a forma de contrato mudou, e há negociações livres entre produtores e processadores, utilizando como referência os preços mundiais de suco de laranja concentrado e congelado.

Custos de Transportes / Logística- Conjunto de processos que tem como finalidade agilizar e organizar o carregamento e o descarregamento de suco a granel, há uma distribuição de tank-farms (tanques de distribuição), para melhor distribuição do suco nos navios e caminhões. Para as indústrias de citros os Centros de Distribuição têm um grande papel logístico, não sendo somente um diferencial mais algo essencial para o planejamento de todas as operações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com