TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contabilidade é uma ciência humana

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.473 Palavras (18 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 18

A contabilidade é uma ciência humana, ou seja, possuem fatores sociais, políticos e econômicos que influenciam no patrimônio, que utiliza ferramentas para registrar situações econômicas futuras do patrimônio. Seu campo de aplicação se estende a todas as entidades econômico-administrativas que possuem patrimônio, sejam de pessoas físicas ou jurídicas com fins lucrativos ou filantrópicos, públicas ou privadas e que necessitam de uma gestão sobre o mesmo. Possuem também informações de naturezas econômicas, financeiras, físicas e de produtividade. As de natureza financeira e econômica constituem o núcleo central da contabilidade já as de natureza física e de produtividade incluem-se as demonstrações contábeis.

Seus usuários consistem em sócios, administradores, executivos, acionistas, credores em geral, instituições financeiras. O objeto da contabilidade é o patrimônio, este se constitui de bens, direitos e obrigações. O seu objetivo no caso é a avaliação e o registro de situações financeiras e econômicas por meio do patrimônio que possam inferir nos acontecimentos futuros da entidade. Sendo um instrumento útil à tomada de decisões a contabilidade possui controle administrativo e econômico. O controle administrativo são as alterações quantitativas e qualitativas. Já o controle econômico é a apuração do resultado, ou seja, o lucro, o prejuízo ou resultado nulo.

Como já citado, para se obter um controle eficaz da situação patrimonial e de resultados futuros as empresas devem divulgar as informações que contribuem para a situação das mesmas. As informações que não aparecem explicitamente devem necessariamente estar em quadros complementares ou notas explicativas. Além disso, por estar intimamente ligada aos aspectos jurídicos à contabilidade segue a essência ao invés da forma.

Equação fundamental da contabilidade:

(Patrimônio Liquido = Ativo – Passivo)

Através dessa equação entende-se a situação econômica do patrimônio, se é um prejuízo, lucro ou se o resultado é nulo.

A origem da contabilidade esta ligada as primeiras manifestações humanas da necessidade social em relação à posse de seus bens e a interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material cujo homem se dispôs a alcança-lo. É um objeto presente na vida de todas as pessoas. Alguns a usam com mais frequência outros nem tanto por não saber administra-la em sua vida.

Não é diferente do passado, as empresas atuais usam basicamente com o objetivo de avaliar e registrar situações financeiras e econômicas que possam inferir sobre acontecimentos futuros. A contabilidade está presente em várias ocasiões como, por exemplo: na compra, na venda, na perda, no prejuízo e assim por diante.

Uma empresa e uma pessoa física possuem semelhanças em relação à contabilidade, ambos possuem bens, direitos e obrigações. Eu, particularmente, utilizo até sem perceber em situações casuais, a contabilidade. A movimentação do ativo e do passivo dando um resultado no patrimônio liquido também se assemelha a minha vida e a situação de uma empresa.

Por exemplo, em relação ao controle econômico de uma empresa, tal precisa de uma conta onde será movimentado dinheiro. Essa empresa precisa registrar os fatos ocorridos para controlar os gastos internos, além disso, o controle serve também para analisar o ambiente externo. Da mesma forma, na minha vida eu preciso controlar os gastos que eu tenho para não ficar com dívidas e alcançar objetivos econômicos menores como uma viagem ou maiores, como a compra de um carro ou uma casa.

Tanto um cidadão quanto uma organização precisam de controle financeiro e econômico para seguir um caminho benéfico longe de dívidas e perto de objetivos que possam o guiar para o melhor. Nota-se que a contabilidade é uma ferramenta importante em ambos os casos, em todas as ocasiões é necessário relatar a entrada e saída de dinheiro, para conseguir resultados eficazes tanto em uma organização quanto para um individuo.

DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO, PATRIMÔNIO LÍQUIDO, RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS.

ATIVO

Em contabilidade, ativo é considerado um termo básico para expressar o conjunto de Bens, Valores, Créditos, Direitos e assemelhados, que possam formar o patrimônio de uma pessoa, sendo singular ou coletiva. Sendo assim, o ativo em uma empresa deve trazer consigo resultados que possam ser utilizados dentro do prazo de sua vida útil.

FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS ATIVOS

Ao atribuirmos um valor dentro do ativo, temos que verificar qual será o objetivo da empresa, como a aquisição de algo que se faz necessária, para manter a sua atividade ou mesmo para se desfazer de algo que não será mais útil para a empresa e para se saber atualmente o valor do patrimônio e para dispor seus produtos ou mercadorias à disposição de seus clientes. A isso, chamamos mais claramente, de valores de entrada e valores de saída.

• VALORES DE ENTRADA: Ocorre quando a empresa compra (adquire) ativo necessário à manutenção de sua atividade.

• VALORES DE SAÍDA: Ocorre na troca de bens, produtos ou mercadorias, convertidas em valores mobiliários, sendo assim, atribui valores aos bens que serão colocados à disposição dos interessados.

Segundo Perez e Famá (2006), para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e à disposição da administração; já sob uma ótica econômica e financeira, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros (entradas de caixa ou redução de saídas de caixa). Assim, pode ser considerado um ativo, todo e qualquer elemento com ou sem natureza física, que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de obtenção de fluxos de caixa. Assim, como os bens de uma entidade possuem a capacidade de prestação de serviços e de geração de benefícios econômicos futuros, a mensuração aparece como uma forma de traduzir este potencial de serviços em unidades monetárias.

ATIVO INTANGÍVEL

É um ativo não monetário, ou seja, representado por bens e direitos associados a uma organização. O Ativo Intangível encontra-se no Balanço Patrimonial das empresas em subgrupos do Ativo Não Circulante. O Ativo Não Circulante baseia-se no conceito da contabilidade incluindo – se neste grupo todos os bens de permanência duradoura. O Ativo Não Circulante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com