TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de posicionamento estratégico da Natura e sua vantagem competitiva em relação ao mercado e seus concorrentes de acordo com os conceitos de gerenciamento estratégico.

Pesquisas Acadêmicas: A definição de posicionamento estratégico da Natura e sua vantagem competitiva em relação ao mercado e seus concorrentes de acordo com os conceitos de gerenciamento estratégico.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A Natura é a maior companhia de cosméticos de capital brasileiro, ostentando um resultado de R$1.910 milhões em termos de receita bruta em 2003.

A companhia desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, é composta por uma rede de 3555.000 revendedoras autônomas no Brasil, a empresa está presente na Argentina, Peru e Chile.

Em 1983, a Natura tornou-se uma das primeiras fabricas de bens de consumo continuo a comercializar produtos com recargas ou refil.

Em 1999, a Natura comprou o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos baseados na Biodiversidade Brasileira.

A empresa passou a década de noventa reorientando a carteira de produtos para linhas com basenos conceitos de biodiversidade, indicando um desafio de crescimento no mercado internacional.

A empresa oferece ampla variedade de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, sempre se empenhando no lançamento e desenvolvimento de novos produtos.

O Objetivo do nosso trabalho é determinar o posicionamento estratégico da NATURA e sua vantagem competitiva frente ao mercado e seus concorrentes de acordo com os conceitos da Gestão Estratégica.

MISSÃO

A Natura, fundada em 1969, começou como uma pequena empresa na Vila Mariana, que produzia somente cosméticos destinados ao cuidado com a pele, e que eram comercializados em uma única loja localizada na Rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Em 1970, a Natura decide apostar na consultoria personalizada e o sistema de venda direta entra em operação apoiado na força das relações pessoais. Nascia a consultoria Natura, com vendas porta-a- porta, que garantia contato direto e personalizado com as suas clientes e que, anos depois, faria com que a Natura enfrentasse a supremacia da gigante norte-americana dos cosméticos no Brasil, a Avon.

Somos uma marca 100 % brasileira com origem na paixão pela cosmética e pelas relações. Estamos presente em sete países da America Latina e na França, e somos indústria líder no mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, bem como em vendas diretas.

Nossos consumidores são todos que valorizam o mundo da beleza, gostamda nossa empresa e dos nossos produtos e que se identificam com nossas crenças, causas e visão de mundo e querem sentir parte de uma comunidade de pessoas comprometidas com a construção de um mundo melhor.

Desejamos que nossas consultoras e consultores sejam nossos 1º consumidores, pois acreditamos que ao vivenciarem a experiência NATURA poderão compartilhar com seus clientes de forma mais verdadeira a paixão por nossos produtos.

Nossos produtos são a maior expressão de nossa essência para desenvolvê-los, mobilizamos redes sociais capazes de integrar conhecimento cientifico e o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira.

VISÃO

A NATURA por seu comportamento empresarial pela qualidade das relações que estabelece, e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial identificada com a comunidade das pessoas que comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com toda a natureza da qual fazem parte e como todo.

LINHA CHRONOS

Nosso produto escolhido foi à linha Chronos, que oferece opções para as diversas faixas etárias de mulheres: de 30 a 45 anos, 45 a 60 anos e acima de 60 anos. Há ainda alternativas de texturas para cada condição de pele: gel creme fluido, para peles com tendência à oleosidade; gel creme, para peles normais e leve tendência ao ressecamento; e creme, para peles com tendência ao ressecamento.No total, é quatorze produtos entre limpeza, tonificação, hidratação e tratamento anti-sinais.

A forte marca, produtos de qualidade, as estratégias promocionais, o marketing agressivo, lançamentos sucessivos de novos produtos e seu porte, são alguns dos fatores que transformaram a Natura na maior empresa de capital nacional entre os fabricantes de cosméticos. Apesar de vice-líder entre os fabricantes nacionais de cosméticos, compete de forma eqüitativa com os concorrentes solidamente estabelecidos no país. O sistema de vendas diretas utilizado no Brasil principalmente pela Natura e Avon consiste na manutenção de uma ampla rede de consultores. Os produtos têm a característica de serem geralmente vendidos a um preço maior que no segmento de varejo, sendo compensados, contudo, pelos menores volumes. A maior vantagem competitiva da Natura representa o sistema de vendas diretas, livrando-se das negociações em torno de questões como preço e política comercial que os concorrentes de varejo são submetidos. A prática de baixos estoques com o qual o varejo trabalha, implica em trabalhar apenas com os itens de maior rotatividade, deixando o restante da linha de produtos fora do mercado, o que não ocorre quando há utilização dos consultores como representantes de vendas.

As duas empresas, tanto a Natura quanto a Avon são as paixões das brasileiras, pois fabricam produtos de perfumaria, maquiagens, para banho e corporal tudo que deixa uma mulher mais linda. A duas são iguais em muitascoisas, mas existem duas diferenças que mudam tudo, o preço e a qualidade, os produtos da Natura custam (economicamente falando) bem mais que os da Avon, mas mesmo com essa grande diferença, os produtos da Natura têm o volume de vendas extremamente superior aos da Avon, pelo item qualidade, as consumidoras estão pensando mais nisso do que no dinheiro exatamente. As matérias-primas, a fabricação, embalagem, e facilidade de pagamento são os diferenciais da Natura que fazem desta empresa a maior do ramo no país, para se ter uma idéia, as ações da Natura na bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) são as mais valorizadas e as que mais crescem no Brasil. Portanto nesta rivalidade e neste combate entre as duas gigantes dos cosméticos o que vale mesmo é a qualidade.

ANALISE SWOT

As empresas devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com