TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porciona vantagem competitiva

Seminário: Porciona vantagem competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Seminário  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

porciona vantagem competitiva. Ele é intangível e constitui a matéria intelectual, conhecimento, informação e propriedade, ele equivale à capacidade, conhecimento, habilidade, experiência própria de cada indivíduo, que são utilizadas na organização para agregar valor. O capital intelectual é composto por capital interno, externo e capital humano (CHIAVENATO, 2004, p. 54).

O Capital Intelectual é responsável pelos resultados obtidos por uma sociedade que tem a possibilidade de transformar a realidade local de modo proveitoso para os indivíduos. Este Capital não possui origem financeira, entretanto a sua utilização conduz a resultados financeiros que são revertidos em benefícios para a humanidade, atendendo desde as necessidades primárias a secundárias. Esse diferencial, denominado de Capital Intelectual, vem agregar valor aos produtos e ou serviços, valorizar o ser humano e, consequentemente, as entidades, mediante a ampliação do conhecimento humano.

Link

Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel da gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 7ª. Reimpressão – Programa do Livro Texto (PLT).

D) Empresas

E) Administrador. Conferido 11/09/2013

A Administração seja ela uma arte, uma ciência, ou ambas, é praticada o tempo todo no dia-a-dia. Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões diferentes através do tempo, contudo, apesar dos diferentes tratamentos da Administração pelo tempo, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins. Seja através da arte, da racionalização ou do uso de ambos, a Administração propõe o desenvolvimento da melhor forma de agir para obter os resultados esperados. Segundo Stoner (1999, p.4).

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar os objetivos. A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização.

Link

STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.

F) Ambiente

As profundas transformações que têm afetado nas últimas décadas a sociedade Mundial, também chegam às organizações a partir do estabelecimento de uma Complexidade e turbulência crescentes em seus ambientes externos. Sob pressão intensificada, as empresas de forma geral têm se voltado para uma visão organizacional mais flexível. Nova forma organizacional tem sido empregada, usualmente buscando-se maior descentralização maior horizontalidade na comunicação e maior efetividade e rapidez nos sistemas de informação empresariais.

Uma compreensão adequada da estratégia baseia-se na consideração da natureza antiética do campo. Este trabalho focou duas fontes de antíteses genéricas, provenientes das teorias ambientais, representadas na dialética entre ambiente objetivo e subjetivo e determinismo e voluntarismo. A tensão entre esses modelos opostos de análise esclarece, embora parcialmente, os debates teóricos e as contradições das teorias sobre a estratégia e o ambiente externo das organizações. Como as contradições existentes na vida organizacional.

Link

http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-esoa-1917.pdf

G) Tecnologia

A tecnologia é uma das ferramentas que mais altera o ambiente organizacional Isso torna necessária uma visão do impacto produzido por ela no que tange às funcionalidades empresariais. O desenvolvimento tecnológico sempre compôs a base que impulsionou o progresso das organizações, permitindo a consolidação da globalização. "As empresas precisam utilizar alguma tecnologia para executar operações e realizar sua tarefa." (Chiavenato, 2000, p. 96) Toda empresa depende da tecnologia para funcionar e alcançar seus objetivos. Segundo Chiavenato, (2000) a tecnologia vai além da cibernética, da informação e da informática. Existem diferentes tecnologias para distintas realidades. A tecnologia pode estar de acordo com o arranjo físico na empresa, sendo baseada na interdependência das tarefas, na ligação de clientes, ou na focalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com