TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagem Competitiva

Pesquisas Acadêmicas: Vantagem Competitiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 2

Como usar os sistemas de informação para conquistar vantagem competitiva.

Em qualquer ramo encontramos uma empresa que se destaque mais do que as outras. Seja qual for o setor, sua vantagem competitiva pode ser relacionada á utilização de recursos especiais ou até mesmo mais eficiência e capacidade em utilizar os recursos disponíveis.

A vantagem competitiva é importante para uma empresa, não apenas pela competição com os concorrentes diretos mais também para a satisfação dos clientes, introduzindo novos produtos e serviços, tanto pelo desenvolvimento de sua marca quanto pelos custos.

Hoje praticamente todos os setores podem ser substituídos, principalmente em relação a custos, para os clientes compensa muito mais baixar músicas pela internet do que se deslocar até uma loja de CDs e pagar por um valor maior. Considerando assim, em alguns casos as barreiras pra se entrar no mundo do mercado são grandes. Afinal quanto mais serviços e produtos com a possibilidade de ser substituído, a chance de obter menos controle sobre seus preços e lucros é maior.

O seu lucro dependerá da capacidade de conquistar e reter o cliente, podendo cobrar preços justos. Uma estratégia é garantir que a tecnologia de informação sirva ao negócio e não o prejudique. E para que isso aconteça é necessário que você identifique as metas do seu negócio e suas estratégias, transformando essas estratégias em algo concreto, como atividades.

Pode-se e deve-se usar o sistema de informação para desenvolver novos produtos e serviços. Um site de fácil acesso e aquisição de seus produtos é um exemplo, são técnicas de vendas e de marketing.

Podemos então usar o sistema de informação para termos uma liderança em custos, e transformar nossos produtos em produtos diferenciados, podendo desenvolver um relacionamento mais estreito com o fornecedor e obter uma proximidade maior com o cliente, conquistando lealdade.

Pra isso é necessário obter um foco de mercado específico e atender a esse tipo de cliente melhor do que o concorrente. O sistema de informação permite que as empresas tenham conhecimento dos gostos e das preferências dos clientes, assim permanecendo nesse foco, obtendo estratégias competitivas, especializando-se sempre que necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com