TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia dos recursos humanos

Por:   •  25/4/2016  •  Artigo  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS NAS EMPRESAS PRIVADAS

Ana Paula Santiago Cavalcanti *

Emanuelly Araújo Varêda**

RESUMO:

Este artigo é de revisão bibliográfica e no decorrer do mesmo além de atribuir valores direcionado ao trabalho, também serão abordadas as rotinas do departamento pessoal (DP), admissão e demissão , as rotinas de elaboração da folha de pagamento, o programa de recrutamento, seleção e retenção de pessoas, e por fim , conhecer o programa de desenvolvimento de pessoas. Também serão abordados alguns pontos específicos do recrutamento, e a importância dos recursos humanos nas empresas privadas, pois os recursos humanos de uma empresa são as fontes mais importantes e esgotáveis, não adianta o empresário ter uma grande estrutura de empresa e não ter funcionários qualificados nela, mas para manter os funcionários qualificados, pois não são só consumidores que fazer uma empresa fluir; os trabalhadores tem uma grande importância em tal desenvolvimento.

PALAVRAS CHAVES: Recursos humanos, trabalhador, empresa, empresário, relações trabalhistas; contratos.

INTRODUÇÃO

Após a Revolução Industrial, houve uma expansão e melhoria dos métodos e processos produtivos. Percebeu-se que o comportamento do homem influenciava no resultado da empresa. Era necessário maximizar a eficiência da produção, e com o passar do tempo foi ficando mais perceptível que isso não seria possível sem a atuação das pessoas.  

Com o avanço da tecnologia, apesar da força humana ser de suma importância, pouco se fala na essencialidade de uma pessoa dentro uma empresa, mas vale lembrar que: para uma máquina para ser ligada precisa de auxilio humano.

O objetivo desse artigo é mostrar para o interlocutor a importância do ser humano e de sua mão de obra qualificada dentro de uma empresa e atribuir valores direcionados ao trabalho; já que é no espaço de trabalho que o setor de recursos humanos atua intermediando a infinidade de interações entre : pessoas e empresa.

No decorrer deste artigo além de atribuir valores relacionado ao trabalho, também serão abordadas as rotinas do departamento pessoal (DP), admissão e demissão , as rotinas de elaboração da folha de pagamento, o programa de recrutamento, seleção e retenção de pessoas, e por fim , conhecer o programa de desenvolvimento de pessoas.

“Trabalho? Por quê? Para quê? São questões que em geral atribuímos a nós mesmos, na tentativa de identificarmos o significado atribuído a nossa existência” (KANAANE R. 2011, pág. 15).

Ao se tornar adulto o indivíduo sempre se preocupa com o trabalho, seja este de qualquer cultura ou país, ele provavelmente tem uma família para bancar, ou no mínimo objetiva a serem realizados, esses são apenas alguns fatores que faz com que o ser humano procure sua fonte de renda e transforme o trabalho em algo essencial para o seu desenvolvimento dentro da sociedade, fazendo com que o trabalho ocupe um lugar central em sua vida.

Apesar de querer trabalhar, de buscar sempre o melhor para si e para as pessoas com quem o trabalhador convive dentro do seu lar, o homem foi sendo limitado pelas condições socialmente estabelecidas, pois a partir do momento em que o homem começa trabalhar, há alterações que define suas concepções, já que o homem é produto e produtor dentro da sociedade.

“Segundo G. Friedmann, o trabalho assume as seguintes facetas:”

-Aspecto técnico, que implica questões referentes ao lugar de trabalho e adaptação fisiológica e sociológica;

-Aspecto fisiológico, cuja questão fundamental se refere ao grau de adaptação homem-lugar de trabalho- meio físico e ao problema da fadiga;

- Aspecto moral, como atividade social humana, considerando especialmente as aplicações; motivações; grau de consciência; satisfação e as relações íntimas entre atividade de trabalho e personalidade;

- Aspecto social, que considera as questões específicas do ambiente de trabalho e os fatores externos (família, sindicato, partido político, classe social etc.)

 - Aspecto econômico, como fator de produção de riqueza, geralmente contraposto ao capital e unido em sua função a outros fatores: organização, propriedade e terra (KANAANE R. 2011, pág. 17).

Essas facetas são questões bem óbvias, e exemplificando tem-se o seguinte: o individuo precisa de emprego; quando consegue tem relações com outros indivíduos que trabalho na empresa, e com o setor produtivo, ao entrar na empresa, ele tem que se adaptar a todos os aspectos acima citados e ter boas relações tanto com seus colegas de trabalho quanto com o local de trabalho, para isso o trabalhador precisa estar satisfeito, o RH vai atuar justamente para isso: para auxiliar os trabalhadores dentro de uma empresa, já que na mesma terá gostos e opiniões diferentes, para que não haja brigas o RH se ocupa em fazer com que tais relações dentro de uma empresa fluam em produção, e satisfação, tanto do empresário como dos trabalhadores e consumidores.

  • Mas afinal de contas o que são os recursos humanos?

“Os recursos humanos somos nós: as pessoas. As organizações fazem uso de vários recursos como: materiais, financeiros entre outros.  Com o crescimento da percepção da importância das pessoas nas organizações, passaram a serem tratadas igualmente conforme aos recursos materiais e financeiros. Partindo daí, o intelecto de que assim como todos os recursos fazem parte de uma organização, as pessoas também eram consideráveis”(CHIAVENATO I, Pág 17, 1929).

As organizações são compostas ou fazem uso de diversos recursos. Seguindo essa linha de raciocínio, com a evolução da percepção da importância das pessoas nas organizações, o primeiro indício dessa evolução foi o de que as pessoas, antes tratadas de qualquer forma e sem cuidado, passaram a ser igualadas em importância aos recursos materiais, financeiros, etc.

Segundo Silva et al (2009) apud Chiavenato (1999, p.6), “Os empregados contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização, o que nos leva ao entendimento de que as pessoas são mais importantes do que os demais recursos das organizações. São esses os aspectos que mostram a importância de conhecer o que é trabalho, pois o trabalho é o que liga pessoas a empresas e pessoas totalmente diferentes.”

O ser humano é importante, por que com suas capacidades desenvolvidas, ele vai fazer com que a empresa na qual atua, atinja seu nível de satisfação em relação a produção a ser ofertada, se a empresa tiver bons resultados o trabalhador também terá, ele pode ter aumento de renda, ou até mesmo no seu cargo.

“Entende-se por Recursos Humanos uma série de decisões integradas que formam as relações de trabalho; sua qualidade influencia diretamente a capacidade da organização e dos seus empregados em atingir seus objetivos” (MILKOVICH; BOUDREAU, 2011).

        Essas foram as afirmativas para ajudar exemplificar o que é o RH , e estes conceitos mostrarão a atuação dos setores a serem trabalhados neste artigo, que mostrará ao interlocutor algumas das formas de atuação do RH.

  • Departamento pessoal (DP)

O Departamento Pessoal (DP) é um dos subsistemas da Administração de RH e objetiva efetivar todos os registros legais e necessários para as exigências das normas estatutárias e legislações trabalhistas.” (AZEVEDO. C. F. et al, pág. 10)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com