TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Negociação para o profissional de Recursos Humanos

Trabalho acadêmico: A importância da Negociação para o profissional de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

A importância da Negociação para o profissional de Recursos Humanos

A importância da negociação, é obter conhecimentos e competência a qual seria desenvolvida ao longo de uma negociação, é necessária muitas vezes compreender conceitos de outras áreas entendendo as linguagens de outros setores, pois assim devemos argumentar as necessidades e sugestões da maneira mais fácil, podendo integrar nas áreas e proporcionar o melhor para os colaboradores da organização, buscando resultados através das pessoas.

Conhecer o negócio da empresa é fundamental principalmente daqueles que atuam no setor de Recursos Humanos para desempenhar bem a sua função, e sentir-se pertencente ao negócio, todos os funcionários devem conhecer os objetivos de sua empresa para poder integrar-se ao meio e estar em consonância com as metas da organização.

Definições do termo Negociação

1ª Definição: “A negociação é um processo através do qual duas ou mais partes se afastam dos seus pontos de divergência inicial para chegar a um ponto em que se consegue chegar a um acordo.

2ª Definição: “É o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma “rede de tensão” (Cohen 1980)”.

3ª Definição: “É uma forma de interação social. É o processo pelo qual duas ou mais partes tentam resolver objetivos incompatíveis percebidos.

Exemplos de negociação na vida pessoal.

Aluno 1: “Eu negociei com a minha mãe, pelo fato que gostaria de ir em uma festa com minhas amigas e ela não deixar pois voltaríamos de ônibus, então ela propôs que um dos pais fossem buscar.”

Aluno 2: “Eu negociei com meu filho , se ele tirasse de 8 a 10 nas provas , eu daria a ele um celular porém, ele aceitou a negociação e gostei da recompensa.”

Aluno 3: “Eu negociei com meu noivo, se eu aceitasse assistir o jogo com ele, ele tinha que me presentear com um perfume que eu queria.

Aluno 4: “Eu negociei com a minha irmã, se ela arrumasse a casa(que era o meu dia de arrumar) eu iria dar dinheiro pra ela e ela aceitou.”

Aluno 5: “Eu negociei com minha mãe que se eu fizer a compra do mês à gosto dela ela pagaria água e luz, para assim ter melhores resultados no fim de mês”.

Aluno 6: “ Eu negociei com a minha madrinha se eu ajudasse ela nas tarefas de casa, ela deixaria eu sair nos final de semanas e ela aceitou”

1. É mais difícil ou mais fácil negociar com pessoas da família e bem próximas a você?

Chegamos à conclusão que é mais fácil negociar com as pessoas próximas da gente, sendo familiares e amigos. Uma vez em que conhecemos os pontos fracos teremos resultado satisfatório para ambos.

O fato de ter intimidade auxiliar ou prejudica o processo de negociação?

Depende muito da situação que nos encontramos no processo de negociação, consideramos que auxilia, pois temos liberdade para negociar sem muita formalidade e obtendo resultados favoráveis, mais tratando com respeito da mesma forma.

Nas suas negociações em família, você sente que os dois lados ganham ou só um dos lados sai vencedor?

Em alguns casos pode ser satisfatório para ambos, pois ás vezes temos que ceder para que haja um resultado favorável mas sempre há de existir um ganhador. No processo de negociação com nossas famílias sempre agimos com emoção o momento e acabamos esquecendo da razão.

2. Resenha do artigo “Comunicação e negociação”

É preciso de uma boa comunicação para que haja um processo de negociação. Deve ser entendido no processo qual é a ideia a ser apresentadas, propósitos ou interesses, visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.

1. Qual a melhor definição para o processo de negociação como sistema?

Alcançar através de um acordo para ambas as partes interessadas, muita comunicação e relacionamentos entre si, apresentando suas habilidades e estudando o lado oposto. Sabendo da aceitação de ideias que foram discutidas no processo de negociação e tendo em si que estão conscientes de que foram ouvidos.

Explique o processo de comunicação em uma negociação.

Baseia-se em: emissor, mensagem, canal e receptor, ou seja, e importante garantir a clareza da mensagem transmitida, o canal é o sistema que transforma a mensagem em televisão, rádio, música. O receptor seria o público, pois a mensagem é destinada a ele, neste processo não pode ter erros, quando ocorre isso o receptor não consegue decodificar a mensagem ocorrendo os ruídos.

2. Qual a importância da comunicação na negociação?

Para termos um resultado satisfatório é necessário que você tenha uma boa comunicação entre ambas às partes e a informação assume um papel importante neste processo, conhecer o outro lado sempre obtendo informações novas. O negociador deve entender e ser entendido tem a ver com saber escutar e transmitir suas ideias chegando ao resultado eficaz. Dessa forma, quando os negociadores são entendidos entre as partes ficam mais fácil de ter resultados satisfatórios para os dois lados envolvidos. Quando a negociação entra no processo de confrontação isso ocorre devido a falhas de comunicação, pois, eles não conseguem se comunicar entre eles.

3. Qual é a melhor forma de se fazer uma comunicação assertiva em uma negociação? Primeiramente é necessário de que haja um planejamento a ser seguido, fazer pesquisas sobre a empresa é fundamental, pois na hora da negociação será um diferencial que você terá através das informações adquiridas suas ferramentas no processo de negociação será assertiva.

4. Resenha do capítulo 12, “Negociações ao longo da vida”, do livro MBA compacto, estratégias de negociação e fechamento.

1. Tabela 1 – Autor do Livro

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – AUTOR DO LIVRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com