TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Agenda 21 na Gestão Pública

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Escola de Administração e Negócios

Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância

Curso de Graduação em Administração Pública

Aluno

Fernando Marconato da Silva

Atividade I

Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Atividade apresentada como exigência parcial para avaliação da Disciplina Gestão Ambiental e Sustentabilidade, desenvolvida sob a responsabilidade da Professora Denise Barros de Azevedo..

[pic 1]

São Gabriel do Oeste – MS

Maio/2017

A importância da agenda 21 na gestão pública

Agenda 21 é um dos resultados mais relevantes e consideráveis da conferencia ECO 92, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992, a agenda 21é um documento que se tornou um marco, uma conquista, servindo como base para os demais países elaborar e programar suas próprias agendas 21. Vale ressaltar que esse compromisso foi assumido por todos os signatários por todos os participantes da ECO 92.

A agenda 21 nacional contem valores tais como: cooperação, igualdade de direitos e fortalecimentos de grupos sociais vulneráveis, democracia e participação, sustentabilidade como uma ética. Foi criada em 1997 através de decreto assinado pelo então presidente em exercícios, as conquistas da Agenda 21 no Brasil, ampliação da CPDS através do Decreto Presidencial de 03 de fevereiro de 2004, a formação de gestores municipais e ONG’s em todo o país e sua inclusão no Plano Plurianual do Governo Federal (PPA) com o objetivo de assegurar à implementação das ações prioritárias da Agenda 21 brasileira, a instalação de Fóruns locais de desenvolvimento sustentável além de estimular e acompanhar a elaboração e implementação de planos locais de desenvolvimento sustentável por meio das Agendas 21 locais e desenvolver um método de avaliação e monitoramento do Programa Agenda 21 Locais, No seu contexto tem importância fundamental pro desenvolvimento do Pais suas funções de preservação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico fatores fundamentais  que visão também a inclusão social.

A importância da agenda 21 visa garantir à integração nacional a diminuição das desigualdades um desenvolvimento que tenha harmonia entre os recursos naturais meio ambiente recursos econômicos visa potencializar a ciência e tecnologia voltadas a sustentabilidade, construir infraestruturas gerando uma integração regional, o incentivo as cidades sustentáveis e renováveis, desenvolvimento da agricultura sustentável e a gestão desses recursos voltados a sustentabilidade, com uma importância tão notória pro nosso desenvolvimento a agenda 21, podemos assim dizer que é uma conquista social, ambiental e econômica, pois seus fatores são abrangentes e com valores primordiais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e capaz de compreender as diferenças sociais, com o intuito de controle e preservação do meio ambiente essa harmonia entre os fatores garante um desenvolvimento com qualidade.

Em nosso município a utilização do gás metano produzido pelos dejetos da suinocultura, para movimentar maquinários e veículos dentro das propriedades vem contribuir com a diminuição da emissão de gases no meio ambiente e na camada de ozônio.

                                                 

 Referências

Agenda 21, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em Acesso em 04 de maio de 2017.

Nascimento, Luis Felipe. Gestão ambiental e sustentabilidade / Luis Felipe Nascimento. – 2. ed. Reimp – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com