TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da gestão de projetos para a melhoria dos espaços educacionais

Por:   •  26/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  6.566 Palavras (27 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 27

ESCOLA TÉCNICA ALCIDES NASCIMENTO LINS

 CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

ANDERSON ALVES ARAÚJO

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS PARA A MELHORIA DOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS.

CAMARAGIBE/PE

2023

ANDERSON ALVES ARAÚJO

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS PARA A MELHORIA DOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS.

Artigo apresentado ao Curso de Técnico em Administração a Escola Técnica Alcides Nascimento Lins.

Professor Orientador: Ms. José Alberto de Castro

                   

CAMARAGIBE/PE

2023

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................        07

2. DELINEAMENTO METODOLÓGICO.................................................................        09

3. REFERENCIAL TEÓRICO..................................................................................        09

3.1 Gestão de projeto na perspectiva educacional.............................................        09

3.1.1 O ciclo de vida de um projeto..........................................................................        16

3.2 O impacto na melhoria dos espaços educacionais por meio de projetos..................................................................................................................        18

3.3 A importância do projeto no setor educacional............................................        21

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................        25

REFERÊNCIAS.......................................................................................................        26

LISTA DE TABELAS

Tabela 1- tipos de projetos educacionais        12

Tabela 2- pontos importantes na elaboração de projetos pedagógicos        24

LISTA DE FIGURAS

Figura 1- Objetivos de projetos educacionais        13

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS PARA A MELHORIA DOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS.

Anderson Alves Araújo

Ms. José Alberto de Castro [1]

RESUMO

Esta pesquisa traz uma temática pertinente sobre a importância da gestão de projetos na área da educação, tendo como objetivo geral analisar a importância da gestão de projetos na melhoria dos espaços educacionais. Diante disso, a escolha dessa temática, com a educação evoluindo a cada momento, é necessária uma gestão escolar com uma visão e princípios democráticos, colocando em práxis a instituição escolar a pensar sobre a sua prática pedagógica, por isso é necessário que as gestões de projetos articulem com os professores ações voltadas a construção de conhecimento de ensino aprendizagem de seus alunos. A metodologia dessa pesquisa se optou por uma pesquisa de cunho bibliográfico, na qual se desencadeou várias pesquisas voltadas para a temática com autores que referenciam este trabalho. Conclui-se que com esta pesquisa pudemos conhecer e pensar mais sobre atividade escolar com projetos voltados para o ensino aprendizagem e além disso, mais nos seus mais diferentes fatores como levar em consideração na elaboração do projeto, os elementos importantes que formam para que em sala de aula tenha êxito, como ambiente para refletir, ambiente de solidariedade e social, pensar em agir e de sentir o outro.

Palavras-chaves: Gestão. Projetos. Espaços educacionais.

1. INTRODUÇÃO

O sistema educacional com o passar dos anos se evoluiu bastante dessa forma, houve mudanças no planejamento com isso a gestão de projetos vem ganhando espaço e que precisa acontecer de maneira eficaz para que a educação seja acessível a todos com qualidade.

Para se seja aplicada a gestão de projetos, o educador precisa conhecer as atividades para aplica-las que estão sob a sua responsabilidade em sala de aula. É necessário tomar decisões certas e apropriadas visando a atual situação do momento do país, inserindo nos projetos temas que ocasione debates e discussões construtivas.

Nos últimos anos a educação vem passando por transformações em todos os níveis e modalidades, em que é formado na sua estrutura organizacional como ensino básico, fundamental e médio, tendo o apoio e suporte do governo federal aos estados e municípios com programas e projetos, com recursos destinados as escolas para que os gestores gerenciem estes recursos a que foi destinado.

A educação brasileira é regida por um dos documentos que é a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de nº 9394/96 que normaliza a educação e garante acessibilidade a educação a todos. É contida nessa lei várias políticas que norteiam o sistema de ensino e introduz as significativas mudanças no ensino básico.

No gerenciamento da educação não é muito distinto, através de planos estratégicos eficiente e bem elaborado, é plausível a melhoria na qualidade da educação como um todo. Daí, é preciso tomar decisões corretas, pois sendo assim a escola é beneficiada quando se tem um planejamento de qualidade.

A gestão de projetos é um caminho eficiente para que haja mudança significativa e inovações das pessoas que está inserida nesse contexto. Os resultados obtidos por meio de projetos na maioria das vezes seriam alcançados somente na manutenção e rotina diária das atividades. A não planejar adequadamente e uma gestão de qualidade, quaisquer projetos não terá sucesso.

A pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância da gestão de projetos na melhoria dos espaços educacionais. Trazendo como objetivos específicos: enfatizar a importância da gestão de projetos nos espaços educacionais; descrever o impacto decorrente da melhora dos espaços educacionais e explicar a importância de projetos no setor educacional.

Justifica-se a temática dessa pesquisa pois educação se evoluindo a cada ano, é preciso uma gestão escolar com um olhar e princípios democráticos, que as levem a refletir sobre a prática pedagógica, com objetivo na construção de espaço democráticos nas instituições escolares, para isso é preciso que as gestões de projetos articulem com o corpo docente ações pedagógicas na construção de conhecimento de ensino aprendizagem ofertando aos seus alunos momentos de construção significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (224 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com