TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de otimizar os recursos humanos disponíveis, tornando-os mais eficientes e mais eficazes

Artigo: A importância de otimizar os recursos humanos disponíveis, tornando-os mais eficientes e mais eficazes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2015  •  Artigo  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

As empresas vêm sofrendo constantes mudanças, e este fato se torna evidente a partir da comparação entre o comportamento das empresas nos primórdios e atualmente (STONER; FREEMAN, 2009, p. 24). Chowdhury (2003) apud FULMER e GOLDSMITH (1996, p.170) colocam que na década de 90 o lema era: "o aprendizado pode ser a única fonte de vantagem competitiva sustentável", e a partir de então, investir em treinamento deixou de ser uma questão de luxo, passando a ser visto como um investimento estratégico necessário para se manter no mercado competitivo e produzir bons resultados.

O aumento da competitividade aliado ao contínuo e assustador avanço da tecnologia, faz com que as empresas passem a se preocupar com o freqüente aperfeiçoamento de seus funcionários. As empresas, diante da concorrência internacional, das mudanças tecnológicas e da internacionalização do conhecimento e da informação, se vêem diante de uma situação onde devem estar totalmente atualizadas e preparadas para o desconhecido.

Uma empresa não é formada apenas pelo espaço físico, mas também, tecnologia, capital e pessoas. Destes quatro recursos o "homem" é o grande diferencial. O ser humano é o centro de toda organização, ele é o idealizador e realizador de todas as atividades dentro de uma empresa, por mais que esta seja avançada tecnologicamente e suas atividades estejam completamente robotizadas, o homem como único ser pensante, dotado de inteligência e sabedoria, será capaz de realizar a manutenção e a produção destas máquinas.

Milikovich e Boudreau (2010) concordam que o treinamento tem como finalidade adequar as características dos colaboradores as exigências de suas respectivas funções através de um processo sistemático que visa agregar conceitos, habilidades, regras e atitudes, e que o desenvolvimento é voltado para a carreira, outras experiências, aprimoramento das capacidades e motivação do corpo intelectual da organização. Por sua vez, Carvalho, Nascimento e Serafim (2012, p.167) afirmam que:

[...] treinamento está interligado à educação, na medida em que treinar implica despertar dons, aptidões e capacidades que, na maioria das vezes encontram-se latentes. Isso significa que tais características são inerentes ao ser humano.

Como a empresa, o homem visa o seu desenvolvimento econômico e, conseqüentemente, a elevação de seu nível social. Isto, por sua vez, não será possível sem aumentarmos as nossas habilidades, sejam elas intelectuais ou técnicas. Logo, aumentar a capacitação e as habilidades das pessoas é função primordial do treinamento. As empresas buscam utilizar o treinamento não só com o objetivo de melhorar e desenvolver suas áreas e funções, mas também no intuito de alinhar o perfil do colaborador com as competências do cargo, que em muitas ocasiões não são supridas no momento da contratação. Marras (2009) diz que existirão sempre divergências de perfil nos colaboradores novatos, que levam a organização a implantar o treinamento para ajustar tais diferenças, lapidando os mesmos.

O treinamento é uma das responsabilidades gerenciais de maior importância nos dias de hoje, pois o fim de toda a empresa é ter lucro. Para ter lucro uma empresa precisa ter clientes satisfeitos que comprem seus produtos ou serviços e, divulguem a sua satisfação para outras pessoas, deve produzir ou fazer algo com qualidade que venha a saciar os desejos e as necessidades do consumidor. Para ter qualidade em tudo o que se faz, deve-se ter pessoas qualificadas produzindo, e para ter estas pessoas, a empresa deve investir na preparação das mesmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com