TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Programa 5S nas empresas para melhoria da qualidade

Artigo: A importância do Programa 5S nas empresas para melhoria da qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Artigo  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do Programa 5S nas empresas para melhoria da qualidade

Se sua empresa busca acompanhar as mudanças da economia mundial,ela precisa buscar também o aumento de produtividade e redução de através de uma manufatura enxuta e ambiente adequado de trabalho.

O programa 5S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. Trata-se de uma filosofia,de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento e participação das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados,ambientes limpos,organizados e bem estar proporcionando condições para uma maior produtividade.

Criado no Japão,logo após a Segunda Guerra Mundial com objetivo de auxiliar na reestruturação do País,e na reorganização de suas indústrias,melhorando a produção devido à alta competitividade do pós-guerra,baseia-se em 5 conceitos:

1º S – Seiri – Senso de Utilização e Descarte

Conceito:Separar o útil do inútil,eliminando o desnecessário.

2º S – Seiton – Senso de Arrumação e ordenação

Conceito:Identificar e arrumar tudo,para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.

3º S – Seiso – Senso de Limpeza

Conceito:Manter um ambiente sempre limpo,eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.

4º S – Selketsu – Senso de Saúde e Higiene

Conceito:Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.

5º S – Shitsuke – Fazer dessas atitudes,um hábito,transformando os 5S numa filosofia de vida.

Cada uma das etapas acima se complementa,tendo cada uma sua importância e valor.

Seiri – Senso de utilização e descarte

O primeiro passo para se colocar ordem no ambiente é separar o útil. O que realmente é utilizado nas tarefas diárias e aquilo que raramente ou nunca usamos.

Essa arrumação começa a dar sentido a filosofia de uma nova cultura. O que não é necessário pode e deve ser descartado,transferido para outro departamento,doado,ou simplesmente jogado fora. Ao iniciar este trabalho as pessoas percebem que a maioria dos objetos ou papeis guardados realmente são sem importância e que estavam simplesmente tumultuando o local de trabalho ou ocupando espaço que poderia servir para organizar outros materiais mais utilizados.

Seiton – Senso de Arrumação e Ordenação:Após organizar e separar o útil do inútil é necessário arrumar e ordenar todo o material. Nesta etapa é importante classificar todos os materiais conforme sua necessidade de uso,aqueles usados com maior frequência devem ficar sempre mais acessíveis do que os utilizados raramente. É importante que todos os materiais e objetos sejam identificados,rotulados e etiquetando para que qualquer pessoa que necessite possa encontrar com facilidade e rapidez.

Esta etapa auxilia também a administração do estoque,pois os materiais são identificados com facilidade e se torna mais prático e rápido saber quando está acabando determinado item,evitando faltas ou excessos.

Seiso – Senso de Limpeza:Nada mais importante para a realização de um trabalho do que a limpeza. Um ambiente limpo proporciona segurança,conforto e torna o ambiente mais agradável tanto para as pessoas que ali trabalham como para as que circulam pela área. Esta etapa consiste na conscientização dos funcionários a não sujarem o ambiente e segundo se sujar,limpar. Se cada um contribuir com a limpeza do local de trabalho muito desperdícios de tempo e dinheiro serão evitados. “Usou,limpe e guarde”.

Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene (Asseio):Todos devem cuidar de sua aparência e higiene pessoal,pois transmitem a imagem da empresa. Devem-se eliminar hábitos de comer e beber no local de trabalho ou fumar (o que já é proibido por Lei).

Shitsuke – Senso de Autodisciplina:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com