TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Programas E Gestão Da Qualidade

Artigos Científicos: Os Programas E Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Regina Marcia Pereira de Souza RA 6814003527

Os programas e gestão da qualidade

Gestão de qualidade é uma atividade para se ter controle e a direção em um uma organização, para possibilitar melhorias em seus produtos e serviços, e com isto manter a satisfação de seus clientes. O conceito de controle de qualidade sofreu grandes mudanças com a Revolução Industrial, quando houve um grande aumento de produtividade grandes investimentos foram feitos e com isso a necessidade de uma verificação e uma avaliação mais detalhada feitas em seus produtos e serviços foi necessária. As verificações da qualidade deste o princípio estão ligados aos processos administrativos, Taylor, Fayol e Ford já buscam técnicas para aumentar a produtividade e a qualidade. Juram e Deming, considerados os pioneiros na qualidade, estudavam maneiras e meios de planejar, organizar e controlar a produção, sem deixar de lado os custos da produção. E a qualidade visava sempre à satisfação do cliente.

“A análise da breve História da Qualidade permite-nos compreender melhor o significado do conceito. A qualidade de um produto ou serviço tem múltiplas faces e tem como orientação primária as necessidades dos clientes. Estas necessidades fazem-se sentir com intensidades diversas pelo que se torna estratégico decidir quais as dimensões da qualidade prioritárias para uma organização. Em nível do processo de gestão de qualidade, e apesar das diferenças entre os seus contributos, todos os gurus realçam um conjunto de elementos que se tornaram pilares da Teoria da Qualidade: envolvimento da gestão de topo, envolvimento e autonomia dos colaboradores, gestão baseada em métricas e fatos, utilização de ferramentas estatísticas para controlo da variabilidade e ênfase no cliente. O passo mais importante para uma organização empenhada em melhorar a qualidade é passar da formulação da visão da qualidade, constituição de equipamentos de qualidade e planejamento da qualidade para a implementação do plano.” http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfuQoAE/a-evolucao-conceito-qualidade

São cinco as fases da evolução do conceito de qualidade:

Adequação do padrão

Adequação do uso

Adequação ao custo

Adequação às necessidades emergentes

Adequação às expectativas dos acionistas e de mercados amadurecidos e saturados.

As mudanças acontecem muito rapidamente nos dias de hoje, e cada geração ocorre um envolvimento cada vez maior do usuário nesse processo. Por conta disso as empresas devem se manter a frente buscando novas ferramentas e programas de qualidade, para conseguirem manter as empresas vivas e competitivas nesse mercado globalizado, são varias essas ferramentas, lendo um pouco sobre isso me chamou atenção essas ferramentas e programas: QUALIDADE TOTAL (TQC, TQM, GQT); QUALIDADE (ISSO 9001, QS 9000, ISSO/TS 16949.

QUALIDADE TOTAL: O conceito antes associado apenas as definições técnicas e suas conformidades, agora esta ligada a plena satisfação do cliente, e a todos os no âmbito organizacional da empresa.

QUALIDADE (ISO): O objetivo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com