TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do mapeamento de processos antes de avaliar/implementar um novo ERP

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.347 Palavras (18 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 18

“A importância do mapeamento de processos antes de avaliar/implementar um novo ERP.”

Resumo

        Nos dias atuais percebemos uma grande necessidade de utilização das grandes tecnologias em nossas vidas particulares, portanto é previsível o investimento e utilização da tecnologia nas organizações, sejam elas pequenas ou grandes. O fato é que a tecnologia nos traz facilidades e melhorias.

        Houve o surgimento de varias ferramentas com a finalidade de auxiliar e facilitar os extensos processos efetuados dia a dia pelos departamentos organizacionais, como ERP. Ferramentas que podem integrar todos esses departamentos que antes agiam sozinhos na intenção de colaborar com o desenvolvimento da empresa e que após a implantação de um sistema auxiliar passaram a agir em conjunto para que tal evolução seja alcançada.

        No presente artigo será possível observar uma ferramenta muito útil nas grandes empresas para otimização de seus processos e alcance da satisfação de seus clientes, vamos falar sobre o BPM (Business Process Management), explicar sua aplicação e o modo como ele melhora os processos empresariais, citar alguns benefícios e alguns fatores para o alcance de seu sucesso, sem esquecer-se de falar sobre as etapas do Mapeamento de Processo, passando pelo mapeamento AS IS e TO BE e comentando um pouco sobre uma aplicação denominada Blueprint e seu impacto na aquisição de um ERP.

Abstract

        Nowadays we see a great need for the use of large technology in our private lives, so it is predictable investment and use of technology in organizations, whether small or large. The fact is that technology brings features and improvements.

        There was the emergence of several tools in order to assist and facilitate the extensive processes carried out daily by organizational departments. Tools that can integrate all these departments before they acted alone the intention to collaborate with the development of the company and after the implantation of an auxiliary system begin to act together so that this development is achieved.

        In this article you can see a very useful tool for large companies to optimize their processes and reach of customer satisfaction, we will talk about the BPM (Business Process Management), explain your application and how it improves the business process, name a few benefits and some factors for achieving success, not forgetting to talk about the steps in the process of mapping, through mapping AS IS and tO BE and commenting a bit on an application called Blueprint and its impact on the acquisition of an ERP.

Introdução

        Sem conhecer os processos diários de uma empresa é praticamente impossível implantar melhorias ou mudanças de forma organizada, gerenciável e previsível. Por isso, o BPM é de fundamental importância para as organizações, pois visa reconhecer os processos que estão sendo executados a fim de medi-los e gerenciá-los, para que assim, seja possível realizar melhorias e evoluções nos processos.

        Softwares de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) foram a primeira tecnologia desenvolvida pela colaboração entre TI e gerentes de negócios. A habilidade desses profissionais foi usada para criar ferramentas realmente eficazes na integração de pessoas, processos e informações.

        Ideal para promover o alinhamento dos processos de negócios com as necessidades dos clientes, o BPM pode ser visto como um esforço em benefício da inovação, da flexibilidade e da integração para a melhoria contínua e otimização de processos, com uma capacidade mais apurada para mudanças, promovendo a eficiência das organizações.

         Assim, considerando a organização como um grande processo formado por diversos processos, o BPM viabiliza uma administração integrada de todo o negócio, valorizando todos os departamentos e os clientes.

BPM: Definição e aplicações

        BPM (Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio), trata-se de uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas.

        O BPM traz informações pertinentes de como os processos são executados (para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados) possibilitando uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo.

        Sua vantagem é a melhora continua dos processos permitindo que as organizações sejam mais eficientes, assertivas e mais capazes de mudanças do que aquelas com foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional hierárquico.

        Ele tem como foco alcançar os objetivos das organizações, sejam elas grandes ou pequenas, por meio de melhorias, gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

        O BPM vai muito além de um simples gerenciamento de processos, pois esta poderosa ferramenta, quando implantada, pode transformar a insatisfação nos resultados alcançados em melhorias efetivas em uma organização. A adoção dos sistemas e ferramentas de BPM geram melhorias gerenciais e possibilitam uma grande visibilidade de resultados, processos e estratégias a curto, médio e longo prazo.

Como um software BPM pode melhorar os resultados de uma empresa

        Tem se tornado cada vez mais comum investir em softwares para executar essa metodologia. Esse tipo de programa pode monitorar sistemas de recebimento para identificar itens que estejam faltando ou auxiliar um funcionário a resolver um problema de um pedido que não chegou passo-a-passo.

        Um software BPM cria interfaces de interação intuitivas quer permitem a execução de processos pré-definidos para cada transação de informações. Todos os processos são definidos segundo as exigências do fluxo de trabalho dos técnicos do setor. Assim o processo é automatizado e os responsáveis podem gerenciar as informações imediatamente.

        Com o BPM é possível entender as estruturas organizacionais a partir das relações entre os processos, abstrair os processos de negócio da plataforma da infraestrutura tecnológica e ir além da automação de processos através de software, permitindo assim que as empresas respondam rapidamente às mudanças de comportamento do mercado e de seus consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com