TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento dos processos

Tese: Mapeamento dos processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Tese  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 4

Mapeamento dos processos

Desde a compra dos produtos até a entrega dos combResumo

O presente trabalho apresenta um estudo detalhado dos processos da cadeia de suprimentos de uma empresa distribuidora de combustíveis, e aponta as principais oportunidades de melhorias que podem ser viabilizadas através da gestão integrada dessa cadeia.

Introdução

O mercado de combustíveis sofreu, nos últimos anos, muitos impactos, saindo de um modelo fechado, regulamentado com tabelas e caracterizado por pouco desempenho logístico, e passando para um modelo aberto, sem restrições e padrões, porém marcado por bastante competição. Nesse novo contexto, a implantação de um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos aponta-se como um movimento importante no sentido de auxiliar nos controles, no acompanhamento e nas tomadas de decisões estratégicas de uma organização inserida no referido mercado. Atualmente, a cadeia de suprimentos ganhou uma nova imagem e deixou de ter um enfoque operacional, obtendo um caráter estratégico, através da interação nos relacionamentos com fornecedores e clientes, o que reduz as incertezas e riscos que possam tornar uma empresa ineficiente em sua competitividade. Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada pode proporcionar uma série de importantes benefícios para as empresas do ramo, aumentando sua competitividade e incrementado a rentabilidade de seus negócios.

Mapeamento dos produtos desde a compra até a entrega:

É necessário ter um controle de estoque no qual todos os dias é feita a medição dos tanques onde estão armazenados os combustíveis. Esse processo é feito diariamente onde cliente fica por dentro de quando precisa-se efetuar uma compra.

Como é feita essa compra:

Ela pode ser feita através de um pedido por uma ligação diretamente ao fornecedor ou pela internet.Solicito então a quantia desejada e os produtos que é preciso. O Preço unitário, os volumes contratados, as condições e locais de entrega e faturamento serão negociados entre as parte. As entregas do produto serão na modalidade definidas no pedido de compra,até o terceiro dia útil após o recebimento pela vendedora do pedido de compra, o fornecedor informará à vendedora as bases da empresa que receberão o produto comprado e seus respectivos volumes. A vendedora entregará o produto contido em suas instalações ao caminhão-tanque, vagão-tanque, ou outro meio de transporte do transportador designado pela empresa fornecedora, sendo a vendedora responsável pelo carregamento do produto,deve disponibilizar todos os meios necessários para que o representante do transportador, designado pelo fornecedor possa certificar-se de que o volume faturado na nota fiscal confere com o volume efetivamente carregado no compartimento do transporte. A vendedora deverá garantir que, a cada fornecimento, o produto atenda a todas as especificações da ANP, ou outro órgão que venha a substituí-la, devendo anexar à respectiva nota fiscal certificado de análise do tanque expedidor dos produtos vendidos.

Dentre os processos mapeados e mencionados identificaram-se as seguintes atividades que mereceram destaque: Planejar vendas; Planejar atendimento à demanda; Programar atendimento a pedidos; (v) Programar entregas; (vi) Programar estoque e suprimento de derivados de petróleo; (v) Programar estoques, Programar transportes Quanto a “Planejar vendas” e “Planejar atendimento à demanda”, uma das principais oportunidades identificadas pelo estudo foi a de integrar o conhecimento de mercado das áreas comerciais a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com