TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento processos

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 7

ESTACIO - FIB

EDUARDO HENRIQUE SOUZA DE CARVALHO

GESTÃO DE PROCESSOS E OS NOVOS CONCEITOS DE QUALIDADE

Gestão de Processos, curso de Logística da

Universidade Estácio Fib, sob à

Orientação do Professor (a) Claudio Osnei,

Turno Noturno.

SALVADOR

2014

1 INTRODUÇÃO

             O objetivo principal de uma empresa, independentemente do seu porte ou setor, é oferecer produtos ou serviços que atendam as necessidades e expectativas dos seus clientes e de suas partes interessadas. Para que um negócio possa lucrar e tornar-se sólido e sustentável, é preciso que esteja estruturado por processos – principais e de apoio. Estes devem estar documentados e padronizados por meio de políticas, procedimentos, rotinas e normas. Além disso, devem ser compartilhados e aprendidos por todos os colaboradores.
De acordo com o Modelo de Excelência da Gestão, os processos são constituídos pelo conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Podem ser definidos também como conjuntos de atividades que, executadas em uma sequência determinada, conduzem uma empresa a um determinado resultado. A forma com que os processos são executados fazem toda a diferença: as empresas que inovam nessa área costumam sair na frente em relação à concorrência.
Existem quatro divisões essenciais: os processos principais da empresa, os processos de apoio, o relacionamento com os fornecedores e a gestão das finanças. O correto funcionamento de todos esses processos garante o desempenho da sua empresa,

 Além de promover melhorias e inovações.
Em um primeiro momento, é importante executar os processos principais de forma padronizada e documentada. Também é fundamental controlar esses processos para garantir a satisfação das necessidades dos clientes. Esse domínio dos processos pode ser realizado de diversas formas, como a inclusão de indicadores em que os resultados são comparados com as metas previamente estabelecidas. Quando um processo não acontece da forma correta, devem ser tomadas ações para corrigir o problema.
No que se refere aos fornecedores, é preciso selecioná-los e avaliá-los de acordo com critérios definidos. Essa tarefa é importante para garantir a qualidade dos serviços prestados e dos produtos fornecidos aos clientes.  Os mesmos critérios ajudam na avaliação de desempenho, conforme as entregas acontecem. É possível definir como critérios de escolha: preço justo, cumprimento de prazos de entrega e qualidade do material, entre outros.··.

1.1 Gestão de Processos.

     

             Todo o trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço oferecido por uma empresa sem um processo organizacional. Processos é um conjunto de passos para realização de uma tarefa, um processo definido é aquele que é descrito suficientemente em detalhes de forma que possa ser sempre usado.

Para que uma empresa tenha sucesso, seja ela de grande ou pequeno porte, esta precisa essencialmente ter uma boa administração, pois uma empresa que não tem planejamento, organização e controle e não saiba quais os objetivos que pretende alcançar não consegue atingir nenhum resultado.

Uma solução de Gestão de Processos, baseada nos princípios fundamentais do BPMS, é um incremento importante para a organização. Ela é visível, compreensível, de retorno rápido e garantido e vai controlar os processos residentes em qualquer lugar dentro da organização ou mesmo fora dela, numa ampla combinação de recursos e aplicações.

O mercado globalizado tem trazido excelentes oportunidades de negócio, mas ao mesmo tempo exige que organizações entreguem seus produtos e serviços de forma rápida e com custos cada vez mais baixos. Somado a isso, normas internacionais e legislações como ISO e FDA estabelecem um ambiente onde as organizações precisam estar conformes com rígidos requisitos e regulamentações.

Organizações que se propõe a implantar um sistema de gestão voltado a atender essa demanda de mercado precisam estabelecer e manter um ambiente no quais pessoas e processos trabalhe a favor da melhoria contínua e satisfação do cliente de forma integrada: desde o planejamento estratégico até a tomada de decisão.

1.2 Fundamentos da Gestão de Processos

             Um negócio de sucesso que é construído com base em processos que alinham os recursos disponíveis aos objetivos da empresa.

Fornecendo produtos ou serviços a consumidores, em parcerias comerciais, ou coordenando os esforços dos colaboradores.

O Ponto é que cada negócio possui características únicas que estão dentro de seus processos. A gestão de processos determina vantagem em um mercado aberto criando oportunidades.

A Gestão de Processos é a habilidade de se obter total visibilidade e total controle de ponta a ponta sobre todas as etapas de uma transação.

Naturalmente, já foram criados alguns tipos de sistemas de gestão de processos. Estas primeiras soluções eram compostas de combinações de sistemas de controle do workflow (Fluxo de Trabalho), sistemas de gestão de documentos ou sistemas de automação, com uma grande quantidade de código para atender suas necessidades pontuais.

Os processos relacionados ao controle das finanças também são essenciais. A realização de um orçamento tem como objetivo fazer uma previsão dos gastos, ganhos e investimentos necessários para que os recursos sejam disponibilizados corretamente, resultando na realização dos processos principais dos negócios. A gestão correta assegura a continuidade e sustentabilidade da empresa, assegurando os recursos financeiros necessários ao funcionamento correto do negócio.

1.3 A Qualidade e seus conceitos básicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com