TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do setor terciário

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 2

                                                [pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS

Professor Adm Me Rogério Ruas Machado

ATIVIDADE

ALUNO (A)  MARCELO MALLO REIS

ATIVIDADE

  1. RESUMIR OS 10 PARÁGRAFOS ACIMA – IDEIA MAIS IMPORTANTE DO PARÁGRAFO.

R:                    RESUMO: (Importância do setor terciário)

          A evolução do PIB brasileiro tem sido influencia significativamente pelo setor terciário. O crescimento anual dos serviços mostra-se geralmente em linha com o PIB, embora em alguns momentos a expansão dos serviços tenha sido fundamental para mitigar uma queda geral da economia, como em 2009 (2,1% do PIB). Com efeito, segundo as Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, o setor de serviços ( que engloba o comercio), de 2003 a 2013, passou de 64,7% para 69,4% do valor adicionado do PIB. Desde 2004, o serviço tem ganhado espaço no PIB. A pesquisa Mensal do Comercio, do IBGE, apontou elevação 4,3% no volume de vendas no varejo em 2013, registrando a 10º alta anual consecutiva na serie histórica (iniciada em 2000).

          A relevância dos serviços brasileiros também se torna crescente no comercio internacional. Apesar de déficit no balanço de serviços, associado à dinâmica do crescimento interno, observa-se expansão nas exportações de serviços brasileiros, que passaram de 0,6% em 2003 para 0,9% das exportações mundiais em 2012.

          Assim, os serviços estão localizados no centro do debate sobre competitividade e inovação. As empresas do setor terciário, dessa forma ganham destaque no cenário brasileiro e mundial. A inserção das empresas emergentes esta associada aos serviços  e ao desenvolvimento da competitividade nacional.

  1. EXPLICAR O QUE O AUTOR QUER DIZER COM OS “ELOS DAS CADEIAS GLOBAIS DE VALOR”

R: Como afirma Autor, as atividades de valor estão relacionadas por meio de elos dentro da cadeia de valores, ou seja, são relações entre o modo como uma atividade de valor é executada e o custo ou o desempenho de outra. Os elos são numerosos, e alguns são comuns a várias empresas. Os elos mais óbvios são aqueles entre atividades de apoio e atividades primárias.

  1. EXPLICAR O QUE O AUTOR QUER DIZER COM “ENCADEAMENTO PRODUTIVO PARA FRENTE E PARA TRÁS”

R: O Autor introduz os conceitos de encadeamentos para trás e para frente, que permitem a articulação dos elos entre as diversas atividades que integram a estrutura produtiva de determinada economia, conformando suas diversas cadeias produtivas ou cadeias de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com