TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência do CPFR Na Minimização de Ruptura no Fornecimento de Peças no Setor de Ferramentaria

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

A influência do CPFR (Collaborative Plannning Forecasting and Replenishment) na minimização de ruptura no fornecimento de peças no setor de ferramentaria

¹Ayra Dias a063ff-3

Daiane Cristina dos Santos c-3548b-0

Isana Silva de Souza g32igg-3

Lucas Assis c34340-4

Luis Alberto carvalho de Souza c34741-8

Rayan Correia Castro c3649g-4

Paulo Pontara²

RESUMO

A competitividade da cadeia de suprimentos é definida em função da sua capacidade de adaptação e evolução frente às novas demandas de mercado. A ferramenta colaborativa CPFR (Collaborative Planning Forecasting and Replenishment) comprovadamente contribui para a manutenção de uma estrutura de otimização operacional exigida pelo elevado grau de competição na dimensão corporativa. No presente trabalho, busca-se analisar a utilização dessa técnica no contexto brasileiro, com foco principalmente nos aspectos relativos ao ambiente estratégico de atuação das empresas, ao estágio de implementação da colaboração e à realização de investimentos relacionados com o CPFR. As conclusões do estudo apontam direções de manutenção das tend[1]ências de utilização dessa prática colaborativa no Brasil.

Palavras Chaves: Gestão da cadeia de Suprimentos, Previsão, Colaboração, Planejamento, Integração. 

1. INTRODUÇÃO

Na evolução da indústria, a atividade de suprimento de materiais passou nos últimos anos por mais mudanças do que qualquer outra atividade. Tais mudanças são consequências do aumento do número e da diversidade dos itens físicos que têm que ser mantidos, dos projetos muito mais complexos, das novas técnicas de manutenção, assim como dos novos enfoques sobre a organização da manutenção e suas responsabilidades.

Considerada por muitos empresários como dispendiosa e não produtiva no orçamento da atividade de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Mas com a globalização a integração da cadeia de suprimentos vem passando por mudanças significativas, já que as empresas não querem perder nem reduzir seus lucros em função de paradas inesperadas e problemas inesperados por falta de ferramentas ou matéria-prima. Com a crescente necessidade do aumento da disponibilidade de máquinas e equipamentos nas empresas que buscam a competitividade, qualidade nos produtos e atendimento de normas governamentais, tornou-se de suma importância o desenvolvimento de parcerias colaborativas de abastecimento.

Deste modo, objetivo do estudo se baseia em descrever uma iniciativa de desenvolvimento de planos baseados no Collaborative Planning Forecasting and Replenishment ( CPFR) , planejamento e controle do abastecimento.

Devido à grande importância que o suprimento de materiais representa dentro de uma organização, podendo sua falta paralisar e/ou inviabilizar processo produtivo, e diante de algumas deficiências presentes em antigos modelos de Gerenciamento da cadeia de suprimentos ainda praticados entre muitas empresas, viu-se a necessidade do desenvolvimento de uma nova fórmula de integração de fornecedores.

Em relação à problemática, sabe-se que as atividades de abastecimento existem basicamente para que se possa evitar problemas como a parada de produção por falta de materiais, que ocorrem quando há quebra de ferramentas, causados pelo tempo de uso ou eventos isolados e imprevistos. Todas essas manifestações podem trazer uma queda de rendimento do processo que passa a operar de forma precária. Isso pode acarretar em uma produção de má qualidade e até mesmo sua parada total, trazendo prejuízo econômico muito grande.

Este trabalho está dividido em capítulos, sendo o primeiro capítulo uma breve introdução do trabalho. O segundo capítulo aborda, a importância da utilização do CPFR (Collaborative Plannning Forecasting and Replenishment), a sua evolução ao longo dos anos. O terceiro capítulo aborda a importância da gestão da cadeia de suprimento, destacando métodos de organização, planejamento e controle.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Metodologia

A pesquisa bibliográfica compreende o acesso a livros, artigos de natureza científica, periódicos, acervos informáticos localizado em sites confiáveis, dentre outras publicações, devidamente contextualizadas no processo de exposição das informações do presente estudo abrangendo uma proposta de planejamento estratégico para a implantação de sistema de CPFR (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING, AND REPLENISHMENT)

2.1.1 Delimitação da pesquisa

Na atividade industrial de Ferramentaria, mais especificamente no setor de Moldes, matrizes, Dispositivos e Ferramentas, pois ele representa uma importante fonte de recursos à serem  utilizado nos mais diferentes processos dentro das indústrias. As ferramentas de Usinagem especialmente as de metal duro, são  responsáveis pela velocidade e produtividade, e por isso elas têm uma participação significativa para que os processos de produção  tenham sucesso.

O estudo será conduzido por meio de uma pesquisa teórica a respeito do CPFR, de gestão colaborativa na CS e de gestão da demanda, na intenção de fundamentar proposições a respeito destes fatores. Numa segunda etapa, utiliza-se de um estudo de caso para conduzir uma análise em campo desses fatores.

Um planejamento estratégico criterioso faz-se necessário para prever o estoque desses equipamentos. Este procedimento não deve ser tratado como uma simples atividade auxiliar, tampouco feita as pressas com o único objetivo de corrigir falhas no estoque mas, deve ser definida uma politica de qualidade para que haja o impedimento de deficiências inesperadas no suprimento destes equipamentos. Esta mudança somente poderá tornar-se possível através de um planejamento estratégico muito bem elaborado baseados em colaboração e total integração com os fornecedores, para que enfim, haja a garantia do sucesso do trabalho executado, de acordo com métodos e procedimentos adequados no tempo exato.

2.2 Referencial Teórico

2.2.1 O CPFR (Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment) 

O CPFR (Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment)  teve início a partir da necessidade de atenção que as organizações tinham de inovar referente ao mercado.É um modelo de aperfeiçoamento focado na melhoria contínua dos processos e previsões .Foi introduzido ao mercado pela rede varejista Walt-Mart e a rede farmacêutica Warner-Lambert em 1995 nos Estados Unidos, estabelecido por um grupo de voluntários americanos em 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (487.8 Kb)   docx (541.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com