TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem dos balanços

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação de Ativos

O Ativo tem sido definido de maneira tradicional como o conjunto de bens e direitos da empresa. Mas o conceituação de Ativo mais elaborada se refere a um item, que tem um potencial de serviços capaz de gerar fluxos de caixa futuros para a empresa.

A empresa mantém os ativos, não para serem vendidos, mas para com a sua utilização nas atividades da empresa gerem fluxos de caixa líquidos positivos.

O estudo do ativo é fundamental para a contabilidade, porque à sua definição e avaliação está ligada a determinação de receitas e despesas.

Os principais conceitos de avaliação para os ativos se dividem em valores de entrada e valores de saída. Os valores de entrada representam os valores obtidos no mercado de compra ou o custo para obter os ativos utilizados pela empresa, e os valores de saída representam os valores obtidos no mercado de venda. A Teoria Contábil classifica da seguinte forma os valores de entrada e de saída:

         Valores de Saída:

        - Valor Realizável Líquido  

        - Valores de Liquidação  

        - Equivalentes Correntes de Caixa

        - Fluxo de Caixa Descontado

        Valores de Entrada:

        - Custo Histórico

        - Custo Histórico Corrigido

        - Custo Corrente

        - Custo Corrente Corrigido

Valor Realizável Líquido: Segundo essa metodologia, o preço de mercado pode ser considerado uma estimativa bem próxima do preço real de venda no curto prazo. Esse método parte da premissa que o Valor Realizável Líquido é o valor pelo qual os ativos podem ser vendidos ou trocados quando deixarem a empresa, ou seja, baseia-se no preço de troca correspondente ao produto ou produção da empresa.

Valores de Liquidação :  Esta é uma abordagem que implica na descontinuidade de uma entidade, e presume a venda forçada dos ativos abaixo do custo. Pode ser considerada como o mais extremo dos métodos de avaliação a valores de saída. Por não serem realizadas em circunstâncias normais, os valores de liquidação devem ser utilizados quando os produtos e outros ativos tenham ficado obsoletos ou  quando a empresa desativar seus negócios .

Equivalentes Correspondentes de Caixa: Segundo esse conceito uma empresa em continuidade adapta-se sucessivamente pela venda de seus ativos no curso normal de seu negócio, isto é, adota um conceito de liquidação ordenada. Possui como inconveniente o fato de que alguns ativos não encontram no mercado o seu correspondente específico.

Fluxo de Caixa Descontado : O valor de um ativo é o valor presente líquido do fluxo dos benefícios futuros esperados. Este método de avaliação exige o conhecimento prévio das importâncias a serem descontadas, da taxa de juros usada como fator de desconto e os períodos compreendidos.

Custo Histórico:  O Custo Histórico é um conceito de avaliação estático que não leva em consideração o caráter dinâmico da economia com as variações no nível de preços dos bens e serviços. Esse método é o conceito de avaliação mais comum, chegando a ser confundido com a própria Contabilidade. O custo é o preço de troca dos bens e serviços na data em que são adquiridos sendo a principal vantagem desse método a objetividade e a verificabilidade.

Custo Histórico Corrigido:  A avaliação pelo custo histórico corrigido é a restauração dos custos históricos. Esta metodologia prevê o restabelecimento dos custos em termos de um poder aquisitivo da moeda de uma data determinada. Este método, cuja denominação original é  "Price-Level Accounting” as principais críticas a esse método é que ele não reconhece a existência de ganhos não realizados e que nem sempre as flutuações no nível geral de preços são iguais as variações nos preços específicos dos ativos da empresa ou do setor ao qual a empresa pertence.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com