TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre o tamanho das cidades e a questão da hierarquia entre elas?

Por:   •  4/6/2021  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

A relação entre o tamanho das cidades e a questão da hierarquia entre elas?

Segundo a literatura pesquisada, no âmbito a busca de compreender a seguinte questão “Qual a relação entre o tamanho das cidades e a questão da hierarquia entre elas?”, compreende-se em primeiro ponto, que hierarquia urbana refere-se à forma de como as cidades se organiza dentro de uma escala de subordinação. Toda via, podemos compreender que no processo de hierarquização em meio à prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes, mediante suas relações e tamanhos entre se. De acordo, com os estudos de Lucci et al (2005, p. 518-519) acresce que:

As cidades estão ligadas entre si por uma estrutura de transportes e meios de comunicação, formando uma rede onde se estabelecem fluxos de mercadorias, pessoas e informações. As relações nessa rede urbana são hierárquicas, pois algumas cidades exercem papel de comando, estando no topo da hierarquia urbana.

Com base, nas premissas de Lucci (2015), compreende-se que a ideia de hierarquia urbana, frente ao mundo cada vez mais globalizado, vincula-se ao conceito de rede urbana, que nada mais é do que a rede de relações econômicas, sociais e culturais que integram as cidades. Deste modo, no esquema apresentado abaixo, observa-se a seguinte alteração entre o modelo clássico e o modelo atual: a ampliação da influência das metrópoles nacionais, que passaram a exercer uma condição de centralidade diretamente sobre todos os demais centros urbanos, com exceção das pequenas vilas. 

[pic 1]Imagem 1. Globalização: mudanças da hierarquia urbana

Fonte: RIBEIRO, Amarolina (2021, BrasilEscola (online))

De acordo com a imagem acima, compreende-se que as mudanças na hierarquia urbana se devem, sobretudo, às melhorias recentemente proporcionadas pelos avanços tecnológicos nas áreas de transporte e comunicação. Assim, as distâncias que, geralmente, os centros urbanos de menor porte possuem sobre os de maior porte e deixam de ser um obstáculo, o que proporciona uma maior ligação entre as cidades, intensificando a complexidade da rede urbana.

REFERÊNCIAS

LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005.

IBEIRO, Amarolina. "O que é hierarquia urbana?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-hierarquia-urbana.htm. Acesso em 08 de março de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (309.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com