TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria da Burocracia no momento

Artigo: A teoria da Burocracia no momento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A palavra burocracia é um conceito administrativo que chamamos de exagero de normas e regulamentos, a ineficiência administrativa, o desperdício de recursos, nos remete problemas, chatice e amolação tanto no serviço quanto na vida pessoal, dificulta, dentre outros, a criação de empresas e o funcionamento da economia.

A burocracia brasileira torna o produto nacional mais caro e menos competitivo, e está presente em todos os órgãos como, por exemplo: hospitais públicos, universidades, institutos, previdências sociais, órgãos de trânsito, diversos segmentos da justiça federal e estadual, nas instituições municipais e demais organismos da administração pública que vem para infernizar a vida do cidadão fazendo muitas vezes a abdicar de um serviço ou direito.

DESENVOLVIMENTO

A burocracia foi formalizada por Max Weber, e quando ele propôs a criação desta abordagem queria apenas nos mostrar que a burocracia é uma coisa boa, um método de organização que pudesse facilitar o nosso dia-a-dia, quanto mais organizada for uma equipe, menos chance de erro essa equipe terá, se tudo estiver devidamente organizado, documentado e relatado de fácil acesso, assim será facilitado o trabalho de outras pessoas.

A burocracia é mais racional em comparação a outras teorias da administração, ela foi criada para controlar, só que na prática acaba interferindo na agilidade de alguns processos porque criam certas restrições e procedimentos, já na administração, há a necessidades de carimbos, liberação do chefe de setores, aprovação da diretoria e etc. Já na área jurídica obtemos a observação de prazos, minutas obrigatórias de certas petições, a necessidade de contratar advogados para certas causas e entre outras.

De acordo com a teórica burocratica um homem poderia ser pago para agir e para se comportar de uma maneira preestabelecida, que deveria ser detalhada e minuciosamente explicada, não permitindo, em hipótese alguma, que suas emoções interferissem em seu desempenho. A proposta organizacional da Sociologia da Burocracia sugeriu a adoção de elementos que possibilitem o aumento da eficiência e, por isso, há alguns anos atrás os administradores aplicavam em suas empresas. Foi a partir daí que surgiu a Teoria da Burocracia na Administração.

Esta fase da abordagem provavelmente seria a mais exaustiva, já que era necessário um trabalho intenso que cobrisse todas as áreas e funções da organização.

Os Administradores precisavam repensar uma forma de lidar com a burocracia mais facilmente, mudando alguns conceitos que até hoje são insustentáveis, mantendo os princípios que os norteiam, pois a Burocracia é muito válida para o sucesso de todo equalquer empreendimento.

Antigamente cada gerente controlava de perto o serviço de seus subordinados, exercendo de forma rígida sua autoridade, sempre que necessário. Os funcionários eram avaliados somente pelas suas habilidades técnicas, ou seja, eram os melhores principalmente os que tivessem um conhecimento apurado de suas funções e as executasse impecavelmente. As recompensas eram sempre na base da meritocracia, ou seja, baseado somente no conhecimento técnico.

O interessante disto tudo era como as organizações lidavam com o sistema de promoções internas: tinham critérios bem definidos, que eram estendidos a todos os departamentos da empresa, onde as regras eram bem claras. O funcionário que se encaixava neste perfil, conseguia a promoção, os que não conseguiam, sabiam exatamente o motivo. Era bem claro e transparente, já que não havia a possibilidade de uma pessoa desqualificada ser promovida em detrimento de outros funcionários mais bem preparados somente por ter um bom relacionamento com a chefia. Não existia a chamada "injustiça", todos tinham chances iguais. Neste tipo de organização, a influencia pessoal não pesava em nada. Os relacionamentos entre colegas não era fator importante na hora de se escolher um novo gerente. Aqui não se falava em lideres e sim em gerentes com plenos poderes de decisão sobre os seus subordinados.

Analizei que, apesar da Abordagem Burocrática ser antiga, e apesar de toda a abertura e mudança no perfil das organizações atuais, e principalmente do estilo de lideranças com os seus colaboradores (não mais simplesmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com