TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações

Projeto de pesquisa: A velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

Capitulo I 4

Comportamento Organizacional 4

Capitulo II 5

Velocidade e os Efeitos das mudanças nas organizações. 5

Capitulo III 7

Principais Características de uma Equipe, os Estilos de Atuação e a Importância da Liderança para as Organizações. 8

Capitulo IV 8

Concepções de Eficiência e Eficácia e a Importância da Comunicação para o Contexto Organizacional. 8

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho baseia-se numa pesquisa e desenvolvimento de Comportamento Organizacional.

As organizações são formadas por grupos de indivíduos que se organizam e interagem com objetivos comuns. O Comportamento Organizacional foca-se no comportamento dos indivíduos isoladamente ou em grupo, mas ambos introduzidos num contexto organizacional.

Comportamento Organizacional (CO) é uma área que trata do comportamento individual: personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.

É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Sendo assim, também ressaltamos a importância sobre a eficiência e eficácia dentro de uma organização.

Eficiência é fazer bem feito, trata de como fazer. Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos, é de curto prazo e foram as primeiras técnicas da administração e ela contribui para a eficácia.

Já a Eficácia é fazer o que precisa ser feito, está relacionada à escolha, de aproveitar as oportunidades, é de longo prazo e precisa de planejamento estratégico, ela está ligada a atingir objetivo e depende muito do ambiente, fazer de forma produtiva para levar a eficiência. Eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

“Ser eficiente é fazer um trabalho perfeito. Ser eficaz é atingir totalmente um resultado esperado. Peter F. Drucker (1909-2005).”

Vamos abordar também Conceito de Inovação considerando que inovação é a exploração bem sucedida de novas idéias. Segundo Drucker a inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente”.

Falaremos das Características de uma Equipe, uma equipe é mais do que ter um grupo de pessoas, é o conjunto de pessoas com objetivos comuns, conhecimentos complementares, comprometidas com uma meta de alta performance".

Por fim, falaremos sobre a Importância da Liderança nas Organizações, um bom líder deve saber organizar a sua equipe para que seus objetivos sejam alcançados com sucesso.

Capitulo I

Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional estuda o comportamento humano e busca entender e compreender as raízes, a origem de tal comportamento dentro e fora da organização empresarial, para assim dar embasamento a mudanças e ajustes, alocando cada indivíduo onde suas qualidades mais podem beneficiar o todo, e onde seus defeitos menos exerçam influência.

O Comportamento Organizacional determina três determinantes: indivíduo, grupos e a estrutura com o propósito de aplicar o conhecimento obtido para que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Visando se preocupar com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas, enfatiza-se o comportamento relativo às funções, trabalho, rotatividade, produtividade, desempenho humano, administração, motivação, comportamento e poder de liderança, conflitos e planejamento do trabalho.

Quadro Comparativo de Sistema Aberto e fechado

Sistema Aberto Sistema Fechado

Arte (educação artística) está sempre recebendo mudanças, se inovando. Matemática, as contas e regras não mudam.

Mercado, a todo o momento recebe interferências das novidades e tecnologias no mundo corporativo. Franquias, pois sempre seguem um padrão.

Logística, novas rotas, novos caminhos, trajetos diferentes para aperfeiçoar o tempo. Relógio, não se consegue parar ou mexer no tempo.

Comportamento Organizacional – Criando Vantagem Competitiva

É um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional, encontram-se três considerações importantes:

• O CO enfoca comportamento observáveis tais como conversar com os colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

• O CO estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membro de unidades sociais maiores.

• O CO também analisa “o comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações – por si. Nem os grupos, nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entre tanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais.

Capitulo II

Velocidade e os Efeitos das mudanças nas organizações.

Inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com