TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA ARISTOTÉLICA

Por:   •  10/4/2017  •  Artigo  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 12 (Reflexiva)

Imagine que você está reunido com um grupo de amigos (mulheres e homens) num espaço público (por exemplo, uma praça) e vocês estão divertidamente conversando sobre um assunto trivial de interesse comum. Todos estão animados e imersos na conversa e quase não percebem o que se passa ao redor. Repentinamente são interrompidos por outro grupo que se porta como uma gangue disposta a criar um pretexto para confusão e, preferencialmente, uma boa briga de rua. Inicialmente a gangue faz uma série de ofensas verbais em tom de provocação e em seguida também começa a pratica algumas agressões físicas com clara intenção de provocar o embate. Vocês são clara maioria, porém não são um grupo identificado com brigas. Eles, embora sejam minoria, mostram-se preparados e dispostos para a luta corporal.

Agora imaginemos alguns perfis que se manifestam no seu grupo.

Os sujeitos 1 e 2 claramente ficam muito amedrontados com a situação e logo vão esquivando-se por trás dos demais até se colocarem numa posição em que não são alvos fáceis para os agressores. Deixam que outros dos seus amigos fiquem mais expostos às agressões. Desse modo, tão logo a violência maior mostre-se inevitável, estarão em posição privilegiada para correrem e se afastarem da situação. Lamentarão se outros sofrerem violência, mas a covardia lhes é imperiosa.

Já os sujeitos 3 e 4 são perfis opostos aos primeiros: tão logo as primeiras provocações têm início, posicionam-se a frente dos demais amigos e, de peito aberto e voz firme, avisam os agressores que deverão retirarem-se do local. E ainda, em tom claro de valentia, cerram seus punhos e empurram os agressores com o intuito de afastá-los da proximidade dos demais. Essa atitude de valentia parece fazer brilhar o desejo de briga da gangue e provavelmente torne inevitável o embate físico.

Descrita a situação e indicados esses perfis, agora pensemos a partir da ética aristotélica:

• O que seria uma ação virtuosa a ser tomada no seu grupo de amigos (uma pista: aquilo que nesta situação faria alguém que é reconhecido como virtuoso)?

• De que forma as virtudes morais formadas por hábitos ao longo da vida e as virtudes intelectuais (prudência e sabedoria) orientariam o seu viver na busca dos fins intermediários (aqueles que sevem para outros objetivos posteriores) e o fim último (a felicidade)?

Com base no que foi exposto responda as duas questões acima em um breve texto reflexivo que: (a) tanto demonstre adequada compreensão do estudo da ética aristotélica; (b) quanto expresse sua reflexão pessoa sobre a situação apresentada.

Escreva um texto de 10 a 20 linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com