TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  28/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

MARKETING TRADICIONAL

Na escola de Administração o marketing era visto como um conjunto de atividades que visavam melhorar a distribuição dos produtos, visto que a demanda era superior à oferta.

Os diversos estudos que se seguiram nas décadas posteriores, representados pelas várias escolas da Administração, proporcionaram um melhor entendimento do ambiente interno das organizações e representaram o alicerce para a compreensão de suas relações com o ambiente externo.

Após a Segunda Guerra Mundial o mundo se transformava, mais intensamente a partir da década de 1960, com a reconstrução dos países, a migração das pessoas do campo para cidades, o aperfeiçoamento da tecnologia, das comunicações e o desenvolvimento de meios de transporte mais rápido e seguro, formando assim condições favoráveis para a consolidação no marketing como ferramenta de estudo de mercado. A reconstrução dos países e o êxodo rural, os quais contribuíram para fixação das pessoas nas cidades, facilitando os processos de produção e o consumo de bens e serviços e por fim para que os processos se tornassem viáveis economicamente, utilizando o conceito de produção em massa e da padronização.

As publicações sobre marketing se multiplicaram promovendo debates na área estabelecendo diversas teorias, dentre elas sugeridas por McCarthy (1960), classificando o instrumento de marketing em 4 Os (produto, preço, praça e promoção).

Ainda na década de 1960 Kotler e Levy, sugerem uma ampliação no conceito, de forma a envolver o campo das ideias e as organizações sem fins lucrativos, como igreja, escolas públicas, instituições de caridade, entre outros. Dessa forma, a função de marketing englobaria a satisfação das necessidades dos consumidores, entendidos como cliente atuais e potenciais.

Kotler (1984) afirmou que marketing é um processo relacionado com a criação e troca de produtos e serviços entre os indivíduos e as organizações, de forma que eles obtenham o  que desejam e a necessitam, ainda assim era necessário que o conceito se ampliasse de forma a englobar estudos que promovessem a interação com a sociedade. É nesse momento que o marketing social passa a ganhar importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com