TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Empresarial

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 8

ÉTICA EMPRESARIAL

Gabriel Borges Pinheiro

Professora Msc.

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Cursos de Bacharel em Administração e Ciências Contábeis (ADG0852) – Metodologia Científica

07/10/2016

 

RESUMO

O comportamento do homem, reflete no meio social que convive. A preocupação com a ética, se expandiu atingindo o mundo dos negócios, passando a nortear os critérios não só quanto as formas de negociação e qualidade dos produtos a serem produzidos, mas nos critérios para a organização que pretende entrar no mundo dos negócios exteriores. A ética empresarial é uma postura que as empresas estão apostando nitidamente, para que junto com a responsabilidade social e a sustentabilidade, transmita as pessoas uma boa imagem da empresa, podendo garantir sua estabilidade e harmonia para com seus empregados e a sociedade. Já que ética na atualidade não é mais apenas uma questão de moral. Para entendermos mais sobre este assunto, utilizamos livros, artigos científicos e teses de alunos que se submeteram a bancas escolares.

Palavras-chave: Ética empresarial. Ética. Empresa. Negócios.

1 INTRODUÇÃO

Ao falar de ética surge a necessidade de se fazer um paralelo entre valores e moral, ou seja, de comportamentos. À medida que o homem se organiza socialmente, acordos vão sendo pactuados com o objetivo de tornar a convivência mais harmoniosa. E é aí que o comportamento, baseado em valores e na moral acordados coletivamente, entra. A ética pressupõe como referencial o consenso previamente estabelecido em cada cultura. Curiosamente a pessoa não nasce ética, nem com uma moral estabelecida, sustentada por valores, juízos ou afirmações. Isto é adquirido com a experiência de vida. E essas experiências não são as mesmas em todos os lugares e em todos os tempos, daí os conflitos que fazem parte da rotina planetária. A chamada globalização está, através da mídia, influenciando fortemente a mudança de comportamentos no mundo. Hoje o ser humano está destinado a projetar novos valores, nova moral e uma nova ética, baseados em conceitos de mercado, competitividade, ganhos/lucros, competência e produtividade, entre outros. É a ética do dinheiro e do consumo, a ética do ser bem-sucedido, a ética dos destaques e das diferenças. Os momentos de crise são momentos onde ocorrem perdas de identidade, individual e coletiva, significado das coisas e controle das ações. O mercado, como expressão da sociedade, está cada dia mais consciente e crítico das atitudes empresariais, e disposto a "premiar" ou "condenar" pratica éticas e socialmente responsáveis, ou sua negação. Da mesma forma também, os investidores analisam cada vez com maior atenção a forma na qual as empresas realizam seus lucros e oferecem retornos a seus acionistas e investidores. Somente serão duradouras neste século as empresas que saibam criar uma nova sociedade, as organizações empresariais que possam ser reconhecidas como ética, social e ambientalmente responsáveis, por isso, esta discussão não é uma questão de moda, trata-se de uma necessidade de estratégia empresarial.

2 ÉTICA NAS EMPRESAS

A ética atualmente é um fator importantíssimo para empresas, que infere diretamente com a sua credibilidade, que é observada pela tomada de decisões onde o menor erro pode determina a sobrevivência da mesma no mercado (SROUR, 2013).

[...] dirigentes de empresas surpreendem-se com o fato de que algumas decisões têm implicações éticas. Isso significa que desconhecem o papel da autoridade moral em duas situações: no exercício do poder e na obtenção da “licença social para operar”. Com efeito, a margem de manobra de quem perde a credibilidade é muito estreita, quando não nula (SROUR, 2013, p. 12).

Ainda no que tange uma política correta em uma empresa ideal, somos capazes de perceber o quão importante são as transparências de ideias, isso em uma disputa cada vez maior por destaque na economia e no comércio com os desafios da oferta e demanda de mercado, a boa ética de atendimento, vendas de produtos e prestação de serviços mais que um diferencial é uma regra. 

Há várias razões que justifiquem a necessidade de uma empresa ser ética há muito tempo e a maioria dos autores que estudam a questão da ética empresarial estabelece que o comportamento ético é a única maneira de se obter lucro com respaldo moral. A sociedade tem exigido que a empresa sempre se paute pelo comportamento ético com todos aqueles com os quais se relacione: seus clientes, fornecedores, competidores, empregados, governo, etc. Porém, deve haver coerência entre o que se prega, se divulga e o que se vive na empresa (MASSARUTTI, 2003, p. 69).

Na infindável busca por fidelização de cliente as empresas vendem uma filosofia de vida que todos os funcionários devem seguir, como um código de conduta sem este as empresas podem perde valor da organização que garante a sobrevivência devido a reputação que é cada vez mais cobrada pelo cliente (MASSARUTTI, 2003).

3 ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Com o passar do tempo é notável o amadurecimento das empresas, quanto aos seus direitos e deveres morais, e que antes eram só atribuídas as pessoas físicas. Buscando cada vez mais se ternarem empresas competentes, as empresas estão pleiteando para si direitos e deveres econômicos, sociais e ecológicos.  Muitos desses deveres são os seguintes: trabalhar a curto e longo prazo pelo bem da empresa; cuidar com responsabilidade da segurança e previdência dos colaboradores; levar em conta da maneira mais ampla possível os interesses do meio ambiente; levar em conta da maneira mais ampla possível os desejos dos consumidores; criar e oferecer a preços razoáveis produtos e serviços que sejam úteis, seguros, saudáveis e, sob o aspecto qualitativo, os melhores possíveis; criar ou pelo menos manter vagas de trabalho; engajar-se em favor do contexto social, apoiar as comunidades e assumir responsabilidade social cada vez maior (TAGLIAPIETRA, SANTANA e DEPARIS, 2004). 

Como sabemos a ética empresarial é orientada por princípios jurídicos, de natureza legal, e por fundamentos de boa convivência, de natureza social, em compatibilidade com os valores da organização, que dizem respeito à responsabilidade individual de seus componentes e aos valores sociais que dizem respeito à cultura social em que a empresa está inserida (COSENZA e CHAMOVITZ, 2007). Uma empresa com suas raízes, funcionários e gestores baseados nos princípios éticos, será capaz de trabalhar da melhor forma possível, sendo justa com todos que a cercam direta ou indiretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com