TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética No Trabalho

Por:   •  3/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).

ARTIGO

Ética e Relações humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

1. Introdução:

Desde sempre a escravidão está presente em nossos redores. Antigamente, era mais explícito e aceito o comercio escravo, pois era o único modo de sobrevivência que esses escravos tinham, para dar uma vida mais digna a seus familiares. Mas a violência era tanta, que muitos desses escravos, não resistiam e acabavam morrendo. Tinha o fator de que mulheres e filhos eram trocados como mercadorias para quitar débitos dos escravos, aonde surgiu a exploração sexual a crianças e mulheres que eram muito vulneráveis na época.

A partir do século XV, a igreja católica começou uma campanha contra a escravidão, mas mesmo assim continuavam os serviços escravos, que se tornaram mais constante na era moderna, com o descobrimento da América, aonde africanos vieram para essas terras descobertas, em busca de melhor vida, mas se tornaram escravos, nem tanto pelas suas condições sociais, mas sim pela sua cor de pele.

Logo após a Revolução Industrial, muitos países já tinham já tinham abolido a escravidão, inclusive o Brasil, mas então esses escravos livres, iriam para onde, pois eles teriam que ter uma forma de sobreviver. Com a revolução industrial, eles viram uma chance de começar a ter uma vida digna.

2. Trabalho escravo no século XXI:

No século XXI, não se vê a escravidão de forma clara, pois não se comercializam mais escravos, e os mesmos não são castigados em praça pública, como acontecia no passado. A escravidão contemporânea se dá muito mais por motivos socioeconômicos, que levam pessoas que não tem quase nada a vida, a se submeter a trabalhar de forma escrava, em lugares de condições péssimas, e receber pouco pela sua produção. Além de pessoas do próprio pais que já vivem nessas condições humilhantes, ainda tem os imigrantes, que sai de países aonde a pobreza é muito maior, e com a esperança de ter uma vida melhor em países com um desenvolvimento maior, acabam caindo em armadilhas e virando escravos do comércio, passando necessidades extremas.

3. Escravidão e ética.

A escravidão no trabalho é um problema mundial, pois todos sabemos que esse problema ocorre, mas a maioria das pessoas, não tem consciência de que são vidas de pessoas, que estão em riscos. Por isso todos nós deveríamos nos integrar mais sobre esse assunto, verificar a origem das mercadorias que compramos, se o local é confiável, se tem algo de errado, e denunciar. Pois somente com denúncias a Policia Federal, as pessoas terão a sensação ética, de que fez a sua parte, denunciando o trabalho escravo. Daí em diante cabe a Polícia federal junto com o governo tomar as medidas necessárias para dar um fim nesse problemas que abrange todo o mundo, e falando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com