TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética no Trabalho

Por:   •  6/5/2016  •  Monografia  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho será realizado com o intuito de conhecer o padrão ético entre pessoas, crenças e valores dentro de uma organização, pois um processo quando implantado pode transformar o comportamento das pessoas e construir uma sociedade mais justa.

Através deste trabalho mostrarei a importância da instituição e a implementação destes conceitos na sociedade e como o comportamento das pessoas podem afetar a conduta e as crenças de uma organização, tendo como por exemplo os acontecimentos dos últimos tempos na empresa Petrobras, onde levou a desmoralização de várias pessoas de nomes importantes e a corrupção de muitos anos levando a desmoralização não só dessa empresa mas a do país.

1.Ética é um conjunto de valores e princípios onde a honestidade e a lealdade deve ser muito importante na vida pessoal e profissional do ser humano e dentro de uma organização.

A empresa que tem ética ela se compromete com a sociedade e com o sucesso de seus clientes, a empresa que tem ética não pensa só em si mesma, ou seja não quer ganhar de uma vez só tendo que roubar de seus clientes com valores absurdos.

 Dentro de uma empresa podemos encontrar pessoas com várias formas de pensar e agir, porem pessoas honestas e dignas é uma qualidade um pouco difícil de se perceber onde só com o tempo e a convivência podemos ter um pouco de confiança.

A empresa em questão passou por algumas acusações e comprovações de que os acontecimentos nos últimos anos foram de fato reais e que várias pessoas que trabalhavam lá dentro não tinha nem um pouco de ética e valores, pois uma empresa de tão grande porte como a Petrobras deveria ter mais cuidados e zelar pelo seu nome de maneira a se preocupar mais com os tipos de pessoas que entram para fazer parte dessa companhia, levando em conta seus princípios, regras e normas para não correr o risco de afetar sua conduta.

A educação empresarial é a base de uma ética consciente e deve ser construída em cima de reflexões e experiências, onde todos devem ser educadores e educados, pois só onde há cultura ética há integração, produtividade, confiança para bons negócios e lucratividade.

2. A primeira implicação ética na empresa em questão foi a investigação onde houve o descobrimento de lavagem de dinheiro a famosa Investigação Lava – Jato, descoberta em Março de 2014 envolvendo grandes empreiteiras do pais e políticos, acarretando a prisão do doleiro Alberto Youssef e a prisão do Paulo Roberto Costa ex diretor de abastecimento da Petrobras, onde ambos afirmaram que havia esquema de pagamento de propina em obras da estatal por parte de empreiteiras e que o dinheiro abastecia o caixa de vários partidos políticos.

3. Quando os colaboradores não compartilham as mesmas crenças e valores na organização ela pode se tronar uma empresa com baixa qualidade e pouca credibilidade no mercado e seu desenvolvimento não será mais o mesmo, pois fara parte do cotidiano da empresa.

4. Se o funcionário não compartilha das mesmas crenças e valores da empresa ele fica em uma situação de risco, pois sem saber qual de fato é o objetivo da empresa no mercado de trabalho ele pode deixar de produzir com qualidade podendo prejudicar a imagem da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com