TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética no Universo Empresarial

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        ÉTICA NO UNIVERSO EMPRESARIAL        4

3        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos a ética no universo empresarial, como ela pode influenciar o resultado de uma organização, quais são as condutas adequadas e inadequadas neste meio, e como ela pode ser importante para uma organização.


  1. ÉTICA NO UNIVERSO EMPRESARIAL

Agir com responsabilidade, seguindo as regras do mercado, com concorrência leal e em conformidade com os princípios morais são métodos éticos e politicamente corretos entre as organizações. A ética é um conjunto de atitudes e valores aplicados dentro do ambiente corporativo.

É muito bom que uma empresa possua uma declaração, carta ou código de ética ou de conduta. Esses instrumentos são sempre uma boa referência para as ações empresariais. A empresa em si nada mais é do que uma ficção jurídica, ela só existe em função das pessoas que a integram. As melhores empresas, aquelas em que a gestão é mais sensível, mais coerente, mais fraterna, poderão possivelmente contar com os melhores empregados ou colaboradores. Poderão dispor de um clima psicossociológico bem superior. Poderão ser, inclusive, empresas bem mais produtivas. Mas não é a empresa que é moral: é a sua direção, seus dirigentes e seus empregados. Não é a empresa que é ética ou moral: são os indivíduos que a compõem.

Sabemos que nem todos têm a sorte de nascer em uma família íntegra, na qual os pais, avós, tios e professores estejam aptos a ensinar e praticar a conduta ética como padrão de comportamento, respeitando o direito alheio e levando em consideração as consequências de seus atos. Quando iniciam sua vida adulta e produtiva, as pessoas tendem a atuar com base na experiência que vivenciaram em casa, que se habituaram a ver nas suas comunidades e na escola em que estudaram. Se essa experiência não for a adequada, o que se pode esperar?

Embora nem todos os atos de desvio de conduta profissional estejam relacionados diretamente com a área financeira da organização, todos eles provocam impactos financeiros consideráveis, que são decorrentes de um clima de insegurança e desconfiança entre os funcionários e suas chefias, o que gera baixa produtividade, suspeitas sobre a capacidade de gestão de seus administradores e ainda, no âmbito externo, denigrem a imagem da organização junto ao público consumidor. Em busca de grandes lucros em curto prazo, muitas empresas passam por cima de valores para obter crescimento de seu capital. Sendo esse, o lucro, o principal objetivo dessas empresas, são adotadas politicas desleais para com as concorrentes, de modo a agir de maneira predatória, buscando a eliminação das mesmas. Uma simples busca na internet pode nos trazer grandes exemplos, de gigantes em seus segmentos que para obterem grandes lucros e crescimento, abusaram da corrupção, adotando um sistema fraudulento no que diz respeito a suas contabilidades. Nesse "ilusionismo financeiro", é colocado em risco a "Missão" que nada mais é que razão de ser da empresa, pois, uma vez que desmascarada, acaba indo contra esses conceitos vendidos pela empresa.

Empresas que optam por adotar tais culturas estão fadadas a falência, visto que as mesmas trabalham com capitais ilusórios, o que impossibilitam uma projeção de crescimento real ou a necessidade de um plano de ação para possível queda. Importante ressaltar que mesmo que a empresa não declare falência, havendo mudança de diretoria ou de outros processos a imagem da empresa já foi comprometida, pois sua credibilidade no mercado já foi afetada, refletindo em seus clientes e acionistas, tornando cada vez mais difícil a reversão desta imagem.

Partindo do princípio que a ética empresarial inicia com os membros que compõem a organização, então o trabalho de implantação destes valores éticos deve ser iniciado internamente, automaticamente isso irá refletir no resultado e no ambiente externo da organização. Com a existência de um alicerce de sensibilidade ética e gerenciamento eficaz, a alta administração está em condições de promover a conduta ética em toda a empresa. As considerações básicas de um programa ético válido implicam na formulação de políticas e arranjos organizacionais que promovam a preocupação da empresa com os interesses das diferentes partes afetadas por suas operações e proporcionem garantias contra pressões corruptoras dos negócios. Exemplos de esforços da administração para cultivar valores éticos na empresa incluiriam palestras inspiradoras, oferecimento de treinamento ético, fornecimentos de bons exemplos, repressão da má conduta e auxilio a empregados que estão preocupados ou confusos com questões éticas.

Sempre dizemos que as empresas não têm vida própria, somos nós que damos vida a elas e, se o conjunto das ações de cada um dos executivos e funcionários for ética, a empresa, naturalmente, será ética. Além disto, o padrão de conduta que for adotado pela empresa será o responsável pela construção da sua reputação e do seu caráter, algo extremamente necessário para que a empresa seja publicamente reconhecida por todas as partes interessadas como uma “Empresa Ética”.

As empresas têm motivos de sobra para atuarem de maneira ética interna e externamente. Está provado que práticas cidadãs podem ser um diferencial competitivo. Se a empresa, como espaço social, produz e reproduz esses valores, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas; tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam. Assim, quanto mais empresas tenham preocupações éticas mais a sociedade na qual essas empresas estejam inseridas tenderão a melhorar no sentido de constituir um espaço agradável onde as pessoas vivam realizadas, seguras e felizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com