TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética no Uso dos Agrotóxicos

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 10

2 APRESENTAÇÃO

Esta unidade didática possui uma temática que consiste em discutir sobre a ética no uso de agrotóxicos, com as consequências causadas pela falta de ética no uso dos agrotóxicos na produção dos alimentos.

O termo agrotóxico é utilizado para denominar veneno agrícola, sendo que coloca-se em evidência a toxidade desses produtos para o meio ambiente e para a saúde humana.

Anualmente, há mais de 70.000 intoxicações agudas e crônicas, entre os países em desenvolvimento, causados por agrotóxicos, conforme apresenta a Organização Mundial da Saúde (BRASIL,1996).

O Brasil, desde 2008, ocupa o primeiro lugar no ranking de consumo de agrotóxicos. Nos últimos dez anos, o mercado mundial do setor de agrotóxicos cresceu 93% e, no Brasil, foi de 190% (ANVISA, 2011).

Sabe-se, ainda que, nos países em desenvolvimento, nos quais o difícil acesso às informações e à educação por parte dos usuários desses produtos, bem como o escasso controle sobre sua produção, distribuição e utilização, são algumas das principais determinantes na constituição dessa situação. Assim, trata-se de um dos maiores desafios da saúde pública, conforme salienta Peres et al (2001):

Os países em desenvolvimento são responsáveis por 20% do mercado mundial de agrotóxicos, entre os quais o Brasil se destaca como o maior mercado individual, representando 35% do montante, o equivalente a um mercado de 1,1 bilhões de dólares (ou 150.000t/ano) (PERES ET AL, 2001, p. 156-162).

Grande parte dos agrotóxicos utilizados hoje em dia tem grande poder bioacumulativo. Os efeitos nocivos à saúde humana foram detectados em amostras de sangue, leite materno, resíduos em alimentos, entre outros. Considera-se, ainda, de acordo com pesquisas, que o uso indiscriminado de agrotóxicos pode estar diretamente relacionado à anomalias congênitas, câncer, doenças mentais, problemas de fertilidade, sem contar o desequilíbrio ambiental e a saúde do trabalhados rural (SIQUEIRA E KRUSE, 2008, p. 1).

Além dos efeitos diretos causados devido à expansão das áreas agrícolas sem planejamento territorial adequado, aumentaram os impacto ambientais causados pelo uso dos agrotóxicos sobre o ambiente, agregando ainda mais a

poluição do ar, do solo, dos alimentos, das águas e a intoxicação direta de homens e animais (ISMAEL ET AL, 2015, p. 1).

Dentre as centenas de agrotóxicos e medicamentos, os organoclorados são os mais persistentes no ambiente. Eles têm sido encontrados com maior frequência no organismo humano e animal (TOKESHI, s/d, p. 1). Esse tipo de agrotóxico é muito empregado na agricultura, embora tenham sido progressivamente restringidos, pois apresentam um longo aspecto residual com grande poder bioacumulativo. A utilização deles na agricultura ocasiona o contato direto ou indireto do homem com esses materiais (SIQUEIRA E KRUSE, 2008, p. 1).

Esses produtos, criados pelo homem para aumentar seus lucros, produtividade e reduzir o trabalho, dificilmente se decompõe na natureza, porque poucos microrganismos têm enzimas para esse função, acumulando-se na gordura dos seres vivos.

Contudo, o problema não está estritamente no uso dos pesticidas ou herbicidas, mas sim, na falta de informação e a falta de ética de quem produz e comercializa. Pois, com preços mais atrativos, seus efeitos são mascarados e a venda é exorbitante.

Assim, a contaminação alimentar e ambiental causada por esses produtos, os quais colocam em risco grandes grupos populacionais, com “acidentes” com agrotóxicos, como é o caso de Lucas do Rio Verde (MT) em 2006 e em Anniston, Alabama, EUA, 1971. A população, em muitos casos, é contaminada por falta de recursos e, principalmente, de orientação (UDAP, 2014, p. 1).

Diante disso, sabendo-se que o município de Verê, Sudoeste do Estado do Paraná, possui sua economia baseada quase que totalmente na agricultura e pecuária, e sendo os alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busato, público-alvo da intervenção pedagógica, filhos de proprietários rurais, questiona-se como promover a compreensão dos alunos a respeito da ética no uso de agrotóxicos.

Deste modo, a presente unidade didática constitui-se em uma abordagem sobre a ética quanto ao uso de agrotóxicos em alimentos e suas consequências.

Em relação aos objetivos deste estudo, apresenta-se como objetivo principal:

• Promover a aprendizagem a respeito do uso adequado de agrotóxicos.

Sobre os específicos, apresentam-se:

• Oportunizar o entendimento sobre a publicidade e comercialização dos agrotóxicos.

• Refletir sobre os efeitos de causa/ consequência mediante a utilização de agrotóxicos.

• Analisar teorias a respeito do tema central, contribuindo para a aprendizagem.

• Explanar a respeito das cadeias químicas e carbônicas que compõe os principais agrotóxicos do mercado.

• Despertar nos educandos a importância da ética na utilização dos pesticidas.

3 MATERIAL DIDÁTICO

O referido estudo é uma parte integrante do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. O mesmo se faz prescindível à elaboração de uma Produção Didático-Pedagógica relativa ao objeto de estudo. Por exigência do Programa, é necessário que o mesmo esteja relacionado ao Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola, conforme a disciplina de Ingresso.

Assim, esta Produção Didático-Pedagógica foi elaborada com o objetivo de utilizá-la como material didático enquanto estratégia metodológica de implementação e intervenção Pedagógica com uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, e, posteriormente, disponibilizar aos demais professores da Rede Estadual de Ensino.

Esta Unidade Didática pretende subsidiar aos professores de Química, para planejar atividades metodológicas utilizando funções da Química, especificamente sobre a utilização de agrotóxicos, com atividades diversificadas visando uma aprendizagem significativa aos educandos.

4 ORIENTAÇÕES METODOLOGÓGICAS

Para a realização desta unidade didática, propõe-se as atividades descritas abaixo, com as presentes orientações metodológicas, que comporão a sequência didática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com